27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

o bicho ta pegando - 20/07/2025, 09:10 - Bruno Dias - Atualizado em 20/07/2025, 10:10

Tancredo Neves desafia atuação da PM com resistência criminosa

Crescente de tiroteios e vítimas em 2025, Tancredo Neves é tratado como Crescente de tiroteios e vítimas em 2025, Tancredo Neves recebe olhar especial

Tancredo Neves exige maior atenção da Polícia Militar, afirma o coronel ACM
Tancredo Neves exige maior atenção da Polícia Militar, afirma o coronel ACM |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Se de um lado, as forças de segurança pública da Bahia modificaram os comandos no primeiro trimestre deste ano, do outro, a criminalidade intensificou as ações nos bairros de Salvador, de modo a reforçar o arsenal e bater de frente nas últimas semanas. Consequência desses atos é a crescente onda de vítimas atingidas pelo fogo cruzado entre as frentes do mal e os agentes da justiça.

Leia Também:

Nos últimos dias, o delegado da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Jean de Oliveira Fiuza, foi um dos feridos durante um confronto armado com bandidos do Comando Vermelho (CV), em uma missão na Engomadeira.

Este é apenas um dos diversos casos registrados ao longo deste ano. Porém, na extensão territorial da capital baiana, uma região específica surge como destaque da atenção da Polícia Militar, pelo maior número de enfrentamentos com facções criminosas.

Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Magalhães, afirma que as imediações de Tancredo Neves e bairros próximos têm exigido mais trabalho, sendo necessário um maior efetivo para garantir a paz aos moradores.

"Nós temos uma constância muito grande na região de Tancredo Neves, nesse sentido (da resistência criminosa) porque estamos intensificando o policiamento ali. Nós somos o Estado presente para combater qualquer tipo de crime", expressa.

Segundo o Fogo Cruzado, foi registrado 24 tiroteios em Tancredo Neves entre janeiro e julho
Segundo o Fogo Cruzado, foi registrado 24 tiroteios em Tancredo Neves entre janeiro e julho | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O combate tem ganhado evidência em 2025. Segundo dados coletados pelo Instituto Fogo Cruzado e enviados ao MASSA!, entre janeiro e esta semana de julho, foram registrados cerca de 24 tiroteios, em média um por semana, com cinco pessoas mortas e cinco feridas.

Desse total, 15 tiroteios ocorreram durante operações policiais, o que representa aproximadamente 62% dos casos. Nessas ações, três pessoas morreram e cinco ficaram feridas.

Nesse quesito, o coronel ACM destaca que o efetivo da PM está atuando 'com força' nas localidades onde facções criminosas instauram o terror na população. Além disso, reforça o pedido de ajuda dos cidadãos, ressaltando que as denúncias auxiliam nas ações da polícia.

"Nós estamos trabalhando com intensificação do policiamento. Qualquer denúncia que chegue, com o policiamento naquele local onde haja intensificação, nós vamos operar imediatamente. Não estamos especificamente em um bairro ou outro. Em todos esses bairros damos segurança à população, nos colocamos à disposição da população e qualquer denúncia que tiver, a gente vai agir", garante.

Durante a Operação Força Total da Polícia Militar, na última quinta-feira (17), os agentes 'brotaram' em peso na localidade e removeram barricadas montadas por criminosos, melhorando a circulação das pessoas e o acesso dos moradores e trabalhadores.

Perfil das vítimas baleadas

Ainda conforme a pesquisa divulgada pelo Fogo Cruzado, entre os indivíduos baleados estão nove adultos (quatro mortos e cinco feridos) e um adolescente morto, todos do sexo masculino. Além disso, entre as vítimas, duas pessoas foram identificadas como negras, e também há três policiais feridos.

exclamção leia também