24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

'cria' do mal - 14/07/2025, 12:25 - Da Redação

Veja quem é o chefão do CV ligado ao ataque a delegado na Engomadeira

Bandido é apontado como um dos 'cabeças caras' mais procurados da Bahia

Fábio Maciel da Silva, conhecido como 'Fabinho da Candelária', 'Galo' ou 'Galo Preto', é um dos 'cabeças' por trás do ataque na Engomadeira
Fábio Maciel da Silva, conhecido como 'Fabinho da Candelária', 'Galo' ou 'Galo Preto', é um dos 'cabeças' por trás do ataque na Engomadeira |  Foto: Reprodução

A ação criminosa que deixou o delegado da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Jean Fiúza, baleado no braço foi realizada por criminosos do Comando Vermelho (CV), que atuam no bairro da Engomadeira, em Salvador. Um dos principais 'cabeças' por trás do ataque é o chefe da quadrilha, considerado um dos criminosos mais procurados da Bahia.

Leia Também:

De acordo com apurações feitas pelo Portal MASSA!, o elemento foi identificado como Fábio Maciel da Silva, conhecido pelos vulgos de 'Fabinho da Candelária', 'Galo' ou 'Galo Preto', de 29 anos. Ele é um dos alvos prioritários da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ocupante da carta ‘Valete de Copas’ do Baralho do Crime da SSP desde novembro de 2024, o bandido é considerado de alta periculosidade e é procurado por homicídios, tráfico de drogas e associação criminosa.

De acordo com as autoridades, além da Engomadeira, 'Galo Preto' também atua nas regiões de Tancredo Neves e Estrada das Barreiras.

'Galo Preto' é um dos criminosos mais procurados da Bahia, ocupando a carta ‘Valete de Copas’ do Baralho do Crime da SSP
'Galo Preto' é um dos criminosos mais procurados da Bahia, ocupando a carta ‘Valete de Copas’ do Baralho do Crime da SSP | Foto: Divulgação / SSP

'Galo' já foi preso em 2019 após sacar um revolver de um isopor onde vendia cerveja e balear três pessoas no circuito Osmar (Campo Grande), durante o Carnaval de Salvador. Atualmente, está foragido, com mandado de prisão em aberto.

Ação da Civil não foi comunicada para a PM

Conforme informações da Polícia Civil, os agentes 'brotaram' na Engomadeira na madrugada desta segunda-feira (14) para cumprir um mandado de busca e apreensão, mas acabaram encurralados pelos criminosos em uma festa paredão.

Segundo informações obtidas pelo MASSA!, a Polícia Militar não participou da operação pois não foi avisada. A ausência do apoio dos militares teria afunilado ainda mais a ação da Civil, que se viu em uma 'sinuca de bico'.

Ainda durante o tiroteio, uma mulher e um homem também foram baleados. Informações iniciais indicam que mulher estava apenas participando da festa e acabou ferida, enquanto o homem, que não resistiu aos ferimentos, seria integrante do Comando Vermelho.

exclamção leia também