
Como parte das atividades de ressocialização dentro dos presídios, internos do Conjunto Penal de Itabuna participaram de uma dinâmica especial voltada para as questões mentais em alusão ao Setembro Amarelo. A ação aconteceu na terça-feira (30) e contou com uma sessão de cinema e debates mediados por psicólogos.
Leia Também:
Em busca de promover reflexões sobre questões emocionais e sociais, além de destacar a esperança e luta contra dificuldades sociais, os reeducandos assistiram ao filme 'À Procura da Felicidade' (2006), que mostra a história de um pai em busca de conseguir melhores condições para seu filho e sua família.
A psicóloga responsável pelo projeto CinePsi, Isabele Aragão, enfatizou as atividades trabalhadas com os internos. "O cinema é uma ferramenta poderosa para estimular a reflexão. Através das histórias, conseguimos abrir espaço para debates profundos sobre a condição humana. No caso deste filme, os participantes puderam se identificar com as adversidades retratadas e refletir sobre a importância da perseverança e da esperança como motores de transformação pessoal".
Roda de conversa
Após o filme, os detentos participaram de uma roda de conversa, usando a obra como tema para o debate sobre laços familiares, fatores sociais e esperança em construir uma nova história de vida.
"Nosso objetivo é criar espaços de diálogo que ajudem os reeducandos a ampliar perspectivas e a enxergar novas possibilidades para além das dificuldades. O Setembro Amarelo reforça a necessidade de falarmos sobre saúde mental, e o CinePsi é uma forma de trazer essa pauta de maneira acessível e transformadora", disse a psicóloga.
Sobre o CinePsi
Promovido pelo Setor de Psicologia do Conjunto Penal de Itabuna, em conjunto com a SEAP, o CinePsi tem o objetivo de estimular reflexões psicológias e sobre a vida nos internos, usando filmes, documentários e debates para ampliar o conhecimento.