
Um vídeo gravado na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mostra detentos recebendo um boi inteiro para fazer churrasco dentro da unidade. Outras imagens exibem carnes já cortadas e até bebidas alcoólicas circulando entre os presos.
Leia Também:
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou, segundo o Diário de Pernambuco, que as gravações são do ano passado, e que medidas já foram adotadas.
“A Seap reforça que segue adotando ações estratégicas de segurança para coibir a entrada de itens proibidos nas unidades prisionais em todo o Estado”, diz comunicado.
O caso ganhou repercussão nesta terça-feira (19), quando o diretor do presídio, Alessandro Barbosa, e outros cinco policiais penais foram alvos da Operação Publicanos, da Polícia Civil. A investigação apura um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos.
Ainda conforme a publicação, os vídeos mostram partes do animal sendo colocadas em cima de um lençol e passando pelo scanner de raio-x antes de serem entregues aos detentos por uma janela. Em outra gravação, mais pedaços entram na penitenciária pelo mesmo processo.