
Objetos incendiados na rua, protesto da população e revolta. Foram essas as cenas que marcaram a Avenida Garibaldi, próximo à Praça Lord Cochrane, na noite de sábado (10) após um idoso, morador do bairro da Federação, em Salvador, ser baleado durante uma operação policial.
Informações iniciais indicam que a ação ocorreu nas imediações da Rua Souza Uzel, conhecida como Rua 13. Agentes da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) teriam trocado tiros com criminosos da região e, durante a ação, o idoso, identificado como Edilson Lima Moutinho, de 61 anos, acabou sendo atingido.
Entretanto, em vídeos compartilhados nas redes sociais, moradores da localidade onde a ocorrência foi registrada afirmam que os policiais teriam chegado na 'quebrada' atirando. Gritos desesperados de "covardes" e "assassinos" ecoaram pelas ruas do bairro enquanto os soldados passavam.
Veja:
Leia Também:
Ainda conforme os relatos, Edilson teria saído para ir a um bar quando foi atingido por uma bala perdida. Em outro vídeo, um cinegrafista e testemunha do ocorrido afirma que foram os próprios moradores quem socorreram a vitima e a levaram ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde não resistiu aos ferimentos.
Devido ao ocorrido, a população desceu para a Avenida Garibaldi e iniciou um protesto, com objetos jogados e incendiados no meio da pista, atrapalhando a circulação de carros pela via.
Confira vídeos:
A reportagem do MASSA! procurou a Polícia Militar, que se pronunciou em nota, afirmando que "o fato será devidamente apurado pelos órgãos competentes e que, como medida administrativa preventiva, a guarnição envolvida foi afastada das atividades operacionais, até a conclusão da apuração".
Veja a nota completa:
"A Polícia Militar da Bahia informa que, na noite de sexta-feira (10), por volta das 18h30, uma guarnição da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar a informação de disparos de arma de fogo na Rua 13, no bairro da Federação, em Salvador.
Ao chegar ao local indicado, foram adotados os procedimentos operacionais de segurança e realizadas diligências na área, não sendo localizados os supostos autores dos disparos, tampouco constatada, naquele momento, a presença de pessoas feridas.
A ocorrência foi formalmente registrada na 7ª Delegacia Territorial.
Posteriormente, chegou ao conhecimento da coordenação operacional que um homem havia sido atingido por disparo de arma de fogo e socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde evoluiu a óbito. A vítima foi identificada como Edilson Lima Moutinho, nascido em 05/05/1964.
A Polícia Militar da Bahia informa que o fato será devidamente apurado pelos órgãos competentes e que, como medida administrativa preventiva, a guarnição envolvida foi afastada das atividades operacionais, até a conclusão da apuração.
A Corporação manifesta solidariedade aos familiares e amigos diante desta perda."
