
Um dos criminosos envolvidos na fuga em massa ocorrida no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, tentou dar um 'zig' nos policiais, mudando a 'lataria' para não ser identificado durante as buscas. Mas, apesar do visual diferenciado e do novo CEP, o bandido se quebrou e acabou desmascarado e preso ainda no início deste mês.
Leia Também:
Capturado na cidade de Porto Seguro, a 110 km de Eunápolis, por tráfico de drogas e associação para o tráfico, Valtinei dos Santos Lima, vulgo 'Dinei', inicialmente passou despercebido pelas autoridades, já que apresentou documentação falsa com o nome do irmão Luciano Santos Lima.
A encenação, no entanto, não durou muito, pois Valtinei foi descoberto durante a transferência de presos para o Conjunto Penal de Eunápolis, sendo posteriormente confessado pelo mesmo. Com dois mandados de prisão nas costas, ele foi levado à Delegacia de Porto Seguro.
O criminoso deve passar por um novo julgamento na Justiça e será mantido em regime fechado na unidade prisional.
Caça aos fujões
Pouco mais de nove meses após a fuga dos 16 elementos do Conjunto Penal de Eunápolis, no dia 12 de dezembro de 2024, apenas Valtinei foi recapturado até o momento. Em janeiro, um outro fujão, identificado como Anailton Souza Santos, o 'Nino', resistiu a abordagem policial e morreu no tiroteio.
Um outro sujeito foi encontrado em agosto, mas ele apenas teria ajudado na fuga dos criminosos. Até o momento, os demais 14 bandidos não foram encontrados e buscas seguem para localizá-los.
Consequências
Após a ocorrência, diretores e um coordenador da unidade penal foram afastados. Uma ex-diretora, identificada como Joneuma Silva Neres, caiu na 'gaiola' por ter facilitado a fuga.

Relembre quem são os fugitivos:
- Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dadá (chefão da facção Primeiro Comando de Eunápolis);
- Sirlon Risério Dias Silva, conhecido como Saguin (sub chefe da facção Primeiro Comando de Eunápolis);
- Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como Binho Zoião (membro do PCE);
- Altieri Amaral de Araújo, conhecido como Leleu (sub líder do PCE);
- Mateus de Amaral Oliveira;
- Geifson de Jesus Souza;
- Anderson de Oliveira Lima;
- Anailton Souza Santos (morto em janeiro deste ano);
- Fernandes Pereira Queiroz;
- Giliard da Silva Moura;
- Valtinei dos Santos Lima (preso em setembro deste ano);
- Romildo Pereira dos Santos;
- Thiago Almeida Ribeiro;
- Idário Silva Dias;
- Isaac Silva Ferreira;
- William Ferreira Miranda.