O momento em que criminosos armados da facção conhecida como Primeiro Comando de Eunápolis (PCE) invadem o conjunto penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, e libertam 16 detentos das celas foi flagrado pelas câmeras internas de segurança da unidade. Até o momento, nenhum dos presos foi recapturado pelas autoridades.
Leia mais sobre o caso:
'Cabeça' de facção era alvo prioritário de resgate em fuga de presídio
Sem trégua! Polícia segue no rastro de fugitivos de presídio em Eunápolis
Secretário da Seap afasta diretores do Conjunto Penal de Eunápolis
No vídeo, é possível ver o momento em que os bandidos e os presidiários correm pela parte de externa da penitenciária para emendar fuga. Os fugitivos receberam ajuda de um bonde de invasores para escapar por um buraco feito em um alambrado, localizado atrás de uma estrutura na prisão.
Veja:
Em contato com a reportagem do Portal MASSA!, uma fonte ligada às forças de segurança afirmou que a Polícia Civil já está analisando as imagens para auxiliar nas investigações. A recaptura dos detentos está por conta das policiais Civil e Militar.
O ataque foi arquitetado pela facção criminosa PCE para libertar um dos principais 'cabeças' do bonde, identificado como Ednaldo Pereira Souza, de vulgo 'Dada'. Três suspeitos da invasão já 'foram de base' em confronto com a PM e dois foram presos. As investigações continuam para recapturar os fugitivos e prender os responsáveis pela ação.
Operação nos presídios
No início desta semana, entre a segunda-feira (16) e terça-feira (17), oito celas foram revistadas por agentes da Polícia Penal e do Geop. Nas revistas, foram apreendidos 18 celulares, cinco pendrives, um carregador, 96 armas brancas, anotações com contabilidades suspeitas e outros materiais ilícitos.
Melhorias no prédio do Conjunto Penal de Eunápolis também estão sendo conversadas. Entre os projetos, estão a construção de um muro e outras reformas visando o aumento na segurança da unidade.