26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

teia de aranha do crime - 09/09/2025, 08:55 - Da Redação

Comando Vermelho se planta em portos e conjuntos habitacionais

Expansão rasteira da facção invade com força o Nordeste

Serviços cotidianos têm sido alvos da quadrilha
Serviços cotidianos têm sido alvos da quadrilha |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma das facções mais temidas e conhecidas do Brasil, o Comando Vermelho (CV) tem planejado expandir suas ações econômicas para além do tráfico de drogas e enriquecer o financiamento das ações do mal nos estados. Diante desse objetivo, serviços cotidianos têm sido alvos da quadrilha.

Leia Também:

Atividades como corridas por aplicativo, internet, taxa de moradia e outras são algumas das ideias já implementadas pela gangue das duas letras no país. Denúncias de moradores em situação de insegurança se intensificaram em 2025. Em agosto deste ano, o MASSA! antecipou a estratégia do CV de taxar as empresas de internet sob opressão.

Imagem ilustrativa da imagem Comando Vermelho se planta em portos e conjuntos habitacionais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O fato aconteceu em Salvador, especificamente em bairros como Cabula e Cosme de Farias, mas ocorrências também foram divulgadas no Ceará, onde outra prática do bonde começou a ganhar evidência: o controle dos portos marítimos visando o comércio internacional.

Pilha de dinheiro sem fim

Conforme documento divulgado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Ceará, o CV avançou nos domínios da região do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante/CE, e visa tomar o controle da área do Porto do Mucuripe, em Fortaleza/CE.

Para isso, os comandados da facção carioca realizam ataques a rivais no território em busca da supremacia vermelha. Os objetivos principais da gangue são ampliar o seu território em busca de locais perto do mar para potencializar o tráfico de drogas internacional, reunindo mais dinheiro para as finanças do crime.

"O documento serviu como elemento para robustecer as investigações contra um homem de 41 anos, apontado como liderança de um grupo criminoso de origem carioca, e de seu braço direito. Ambos foram presos pela PCCE e tiveram suas prisões homologadas pela Justiça e convertidas em prisões preventivas", dizia um trecho da nota policial.

CVnet invade Minha Casa Minha Vida

No meio do fogo cruzado entre a guerra de facções e as ações do crime está a população, que sofre com a repressão de ter que lidar com as imposições de determinada quadrilha, sob ameaças. Exemplo disso aconteceu no Rio de Janeiro, no programa habitacional do governo federal brasileiro Minha Casa Minha Vida, segundo o portal R7.

Por lá, os integrantes do CV vinham implementando o famigerado 'CVnet' pouco a pouco. Em uma operação policial, os agentes desarticularam uma central de internet com cabos, ferramentas e outros equipamentos para a atividade. Além disso, uma casa produtora de drogas também acabou desarticulada.

Ações no radar das autoridades

Em resposta aos atos ilegais das facções, a polícia tem reunido estratégias para 'cortar o mal pela raiz' em pontos focais do Brasil, como na Bahia. É o que garantiu o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, em entrevista exclusiva ao MASSA! em junho deste ano: "Logicamente, toda vez que a gente toma conhecimento disso, de imediato as ações são reforçadas e a investigação começa. Tivemos algumas ações, inclusive prisões, realizadas pela Polícia Civil".

exclamção leia também