25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

pista ta quente! - 05/09/2025, 07:58 - Bruno Dias - Atualizado em 05/09/2025, 08:20

Caos e rastro sangrento marcam 2025 do Engenho Velho da Federação

Conexão entre Salvador e Rio de Janeiro estourou no bairro

Engenho Velho da Operação é alvo da polícia em nova operação nesta sexta-feira (5)
Engenho Velho da Operação é alvo da polícia em nova operação nesta sexta-feira (5) |  Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Com registros de tiroteios, guerras constantes entre facções pelo comando do tráfico de drogas e repressão policial, o bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, é o palco da Operação Sinergia, deflagrada nesta sexta-feira (5).

Leia Também:

As quadrilhas têm envolvimento com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores para o crime. A ação acontece duas semanas após 200 agentes das forças de segurança avançarem na região e alcancarem mais de cinco elementos, um deles identificado pelo vulgo 'Piloto'.

Reduto de facções

Apontado pelas forças de segurança como uma das áreas mais 'boca quente' da capital, o Engenho Velho da Federação abriga diversos membros do Comando Vermelho (CV). A região é comandada por 'traficas' de alta periculosidade, como 'Davi dos Santos Ribeiro, vulgo Do Braço, e Rivaldo Alves Silva, do CV, vulgo Trovão, conforme apuração do MASSA!.

Apesar de o bonde das duas letras ter maior predominância, o bairro é dividido em territórios de quadrilhas rivais. Informações preliminares indicam que localidades como Forno, Lajinha e Baixa da Égua são dominadas pelo CV, enquanto Buraco da Gia e Muriçoca comportam o Bonde do Maluco (BDM).

Davi dos Santos Ribeiro, vulgo Do Braço, (a esquerda) e Rivaldo Alves Silva, do CV, vulgo Trovão (a direita)
Davi dos Santos Ribeiro, vulgo Do Braço, (a esquerda) e Rivaldo Alves Silva, do CV, vulgo Trovão (a direita) | Foto: Reprodução

A dualidade de domínios resulta em intensos confrontos entre as quadrilhas rivais que, em busca do controle pelo tráfico de drogas local, realizam invasões recorrentes para atacar os rivais na 'cocó'. A ofensiva armada tira a paz da população, que se encontra no meio do fogo cruzado entre as frentes criminosas.

A disputa também resulta em mortes, como a de dois homens conhecidos como Bruno e Mané, assassinados pelo CV há pouco mais de duas semanas. Eles puxavam bondes do BDM e morreram após um 'bang-bang'.

Muita bala

Em combate às ações do mal, as forças de segurança do estado têm realizado operações de intervenção, resultando em episódios de confronto entre policiais e traficantes. A situação tem se intensificado nos últimos meses, com um registro de pelo menos 35 tiroteios registrados nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação em 2025.

Localidade é dividida entre CV e BDM
Localidade é dividida entre CV e BDM | Foto: Divulgação/Polícia Federal

Os dados foram divulgados em pesquisa realizada pelo Instituto Fogo Cruzado. Segundo o levantamento, agosto foi o pior mês do ano em relação a troca de tiros. Entre os dias 1º a 22 do mês passado, nove tiroteios, sete mortos e dois feridos ganharam registros oficiais.

Os números representam apenas uma fração do montante total do ano, que somados chega a 35 tiroteios, com 24 mortos e 10 feridos na região. Veja o mapeamento de cada mês divulgado pelo Fogo Cruzado.

Pegue a visão:

1. Janeiro (1º a 31): 4 tiroteios, 1 morto e 1 ferido nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
2. Fevereiro (1º a 28): 2 tiroteios e 2 mortos nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
3. Março (1º a 31): 2 tiroteios e 3 mortos nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
4. Abril (1º a 30): 8 tiroteios, 6 mortos e 3 feridos nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
5. Maio (1º a 31): sem tiroteios e vítimas nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
6. Junho (1º a 30): 3 tiroteios e 4 feridos nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
7. Julho (1º a 31): 7 tiroteios e 5 mortos nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação;
8. Agosto (1º a 22): nove tiroteios, sete mortos e dois feridos nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação.

exclamção leia também