
Se você é daqueles que não segura a língua na hora da malhação, pode comemorar: um estudo da Universidade de Keele, no Reino Unido, sugere que soltar umas ‘lá elas’ entre uma série e outra dos exercícios físicos pode realmente dar um gás nos músculos.
Leia Também:
Publicada no periódico American Psychologist no dia 18 deste mês, a pesquisa analisou 182 homens com idades entre 18 e 65 anos. Os voluntários foram convidados a se levantar de um assento usando só os braços, segurando o próprio peso por até 60 segundos. Durante o teste, alguns participantes soltavam palavrões a cada dois segundos, enquanto outros falavam palavras neutras aleatórias.
Richard Stephens, chefe do estudo, contou que os ‘boca-suja’ se saíram melhor, sustentando o peso por mais tempo e relatando humor mais positivo. “Xingar pode representar uma intervenção psicológica de baixo custo e facilmente acessível para ajudar indivíduos a ‘não se segurarem’ quando é necessário desempenho máximo”, afirma.
Segundo os cientistas, os palavrões funcionam como um gatilho que ajuda a entrar no estado de “concentração máxima”. Stephens ainda comentou que outro teste mostrou que xingar também ajudava as pessoas a manter a mão submersa em água gelada por mais tempo.
“É uma ferramenta caloricamente nula, sem drogas, de baixo custo e fácil acesso para quando precisamos dar aquele ‘up’ nas nossas capacidades físicas”, conclui o pesquisador.
