
Frentes policiais da segurança pública de diferentes estados e de outros países se reuniram com sociólogos, pesquisadores e outros profissionais do ramo para debater o uso de tecnologia, novas ideias operacionais e balísticas, além de inteligências no combate ao crime. O II Fórum Internacional de Ciências Policiais (FICP) Bahia 2025 iniciou em Salvador na manhã desta quinta-feira (30) e seguirá até esta sexta-feira (31).
Leia Também:
Considerado o principal evento científico e de inovação em segurança pública e defesa, desenvolvido a partir da atividade policial e militar, o fórum promovido pela SSP-BA e pelo Governo do Estado da Bahia, com organização do Instituto Arrecife, acontece no SENAI Cimatec, na Avenida Orlando Gomes.
Ao longo do dia, a solenidade contou com conferências, mesas-redondas, painéis temáticos e outros assuntos voltados ao fortalecimento das ações policiais. Entre palestrantes de destaque, esteve o 'gringo' Jason Potts, Chief/Public Safety Director, Las Vegas, EUA, entre outros nomes.
Confira alguns dos temas abordados:
➡️ - Policiamento Orientado por Inteligência (POI) e Modelo 5i;
➡️ - Centros de Comando e Controle e Segurança Pública;
➡️ - Cibersegurança e Crimes Digitais;
➡️ - Gestão de Imagens e Reconhecimento Facial;
➡️- Panorama do Crime Organizado no Brasil e Internacional;
➡️ - Políticas de Segurança Pública Municipais e Integração com Estado e União;
➡️ - Inteligência Policial e Novas Tecnologias;
➡️ - Inovações e Estratégias de Combate ao Crime Organizado;
➡️ - Tecnologias, Policiamento e Combate ao Crime;
➡️ - Assaltos, Facções e Domínio de Cidades;
➡️ - Estatística Criminal no Brasil;
➡️ - Direito Operacional.

Frentes de inteligência coligadas
Com a participação de autoridades e especialistas nacionais e internacionais, o principal objetivo do evento é promover integração entre as frentes de segurança para compartilhar informações e ideias sobre soluções tecnológicas para segurança pública, tanto da Bahia quanto do país.
Em entrevista ao MASSA!, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, - que também marcou presença na cerimônia durante a manhã desta quinta-feira - destacou como as ideias de inteligência vêm sendo aplicadas na Bahia.
"Aqui na Bahia adotamos como Política Estadual o Policiamento Orientado pela Inteligência (POI). Este evento vai permitir também o intercâmbio de ações neste âmbito, visando o asfixiamento financeiro das organizações criminosas", afirmou.

O 'chefão' da SSP-BA também argumentou que o conhecimento científico e as ações de segurança precisam caminhar juntas. "Não podemos distanciar a Segurança Pública e as ações de prevenção à violência da área acadêmica. O FICP 2025 tem como objetivo aliar a atividade policial e de bombeiros, com a ciência e inovação. Continuaremos buscando a qualificação do serviço prestado à população", finalizou.
Governo do estado presente
Outra participação especial no evento foi a do vice-governador Geraldo Júnior. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, ele ressaltou os dados positivos da segurança pública na Bahia, destacando a queda de 10,2% nas mortes violentas intencionais (MVI) em 2025.
"Na Bahia, segurança pública se faz com inovação e tecnologia, mas também com foco em ações sociais. Por isso, o governo criou o programa Bahia Pela Paz, que reúne diversos órgãos institucionais em parceria com a sociedade civil em prol de uma cultura de paz. Além disso, oficializamos recentemente a adesão a dois programas nacionais coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: o Projeto Nacional de Câmeras Corporais e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força", disse.

Por fim, o Geraldinho enfatizou o compromisso do governo do estado em promover segurança com eficiência, tecnologia e proximidade com o povão. "Essas iniciativas reforçam a parceria entre os governos federal e estadual na construção de políticas de segurança que priorizam a transparência, a valorização da vida e o fortalecimento da cultura da paz", finalizou.
