Nos últimos meses, um aumento no número de líderes religiosos envolvidos em atividades criminosas tem chamado a atenção. As ocorrências variam de crimes graves, como estupro, a desvios de caráter, como adultério. Independente da gravidade, o fato é que o "lote" mais recente de pastores, padres e afins parece mesmo ter vindo com defeito.
O caso mais recente é de um pastor de 64 anos que foi preso por suspeita de estuprar um menino há pelo menos seis anos, em Sinop, no Mato Grosso. Infelizmente, esse é só mais um dos muitos casos de líderes religiosos que têm se aproveitado do cargo de confiança e da fé das pessoas ao seu redor para cometer crimes e imoralidades.
Um caso de repercussão nacional aconteceu na Bahia, em outubro do ano passado, quando o pastor Ederlan Mariano teria encomendado o assassinato da própria esposa, a cantora Sara Freitas. Além dele, outro religioso, o Bispo Zadoque, também confessou participação no crime. Relembre alguns casos mais recentes em que líderes religiosos viraram manchetes negativas:
- Sete fiéis denunciam assédio sexual de pastor em Jequié
O homem, que foi preso no último dia 3, usava a confiança que as vítimas depositavam para mandar mensagens de conteúdo sexual. Do mesmo modo, carícias excessivas e elogios impróprios eram executados.
- Após se envolver em escândalo de adultério, pastor abandona cargo na Assembleia de Deus
O pastor Manoel Pereira Xavier, 51 anos, anunciou que deixaria o pastorado e o cargo de coordenador que ocupa na Assembléia de Deus (Adeb) de Ceilândia, no Distrito Federal, após ser flagrado no motel com uma "irmã". A informação foi divulgada no dia 3 de julho.
- Líder religioso tem esquema de estupro infantil descoberto
Em 19 de junho deste ano, um líder religioso de 68 anos foi preso na investigação de estupros ocorridos entre os anos de 2003 e a 2021. O acusado teria cometido os atos na cidade de São José da Barra, no sul de Minas Gerais, contra crianças e adolescentes.
- Cantor revela que ele e esposa foram vítimas de abusos de pastores em igreja de Santa Catarina
Após ex-fiéis da igreja Bola de Neve de Balnerário Camboriú (SC) afirmarem que os pastores da igreja estariam, supostamente, desviando recursos do local, O cantor Rodolfo Abrantes, ex-Raimundos, denunciou que ele e a sua esposa, Alexandra Abrantes, sofreram abusos de pastores da instituição. As revelações foram feitas em 23 de maio deste ano.
- Charlatão estuprava fiéis sob justificativa de "quebrar maldição"
Foi preso na manhã do dia 22 de maio, no Distrito Federal, um pastor que abusaba de fiéis alegando ter o "dom da revelação". O homem, de 41 anos, praticava crime sexual mediante a fraude e extorsão. Investigações apontam que o pastor abordou um fiel afirmando ter tido uma visão em que a esposa do homem iria morrer. Para "quebrar a maldição", ele exigiu que sete "unções" fossem realizadas nas partes íntimas da mulher.
- Pastor é detido sob suspeita de envolvimento em crimes sexuais.
Davi Passamani foi preso no dia 4 de abril deste ano, em Goiânia (GO). De acordo com a Polícia Civil, ele passou a ser investigado depois de duas mulheres o denunciarem por importunação sexual, além de assédio, pois ele teria usado o cargo religioso para se aproveitar das 'ovelhas'.