O governador Jerônimo Rodrigues criticou pessoas que fazem “piadinhas e histórias sem graça” sobre os beneficiários do Bolsa Família. O gestor do Executivo estadual falou sobre o tema durante o lançamento do programa “Acredita no Primeiro Passo”, nesta segunda-feira (25), em Salvador.
Leia também:
Recuperando-se de cirurgia, Wagner revela data para voltar ao Senado
STF forma maioria para manter símbolos religiosos em locais públicos
Deputado promove audiência pública sobre uso de banheiros neutros
“Nós temos ouvido muitas piadinhas e histórias sem graça, dizendo que quem está no Bolsa Família é gente preguiçosa. E nós, às vezes, incorporamos isso, às vezes a gente multiplica isso e não é verdade. Isso não é verdade, é mentira, é fake”, disse.
“Sabemos o medo de quem estava fora do Bolsa Família e quando recebe ou tem chance de receber uma renda ou um salário. Essa pessoa não tem a formação adequada, ela tem medo, ela protege, ela se protege. Alguém diz: ‘ah, mas ganha um dinheiro, tem três, quatro que não querem casar’. É conversa, gente. E se existem pessoas que pensam assim, é porque não tiveram formação política de entender. Nós trabalhadores não somos preguiçosos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Durante seu discurso, o governador afirmou que tem utilizado os lançamentos de programas como “verdadeiras aulas”, uma vez que ele e outros governantes podem ter acesso a depoimentos reais que “tocam na sensibilidade”.
“Quando eu saí da roça com 15 anos, eu nem sabia o que era uma creche, não chegava lá, passava longe. Eu não sabia o que era uma UPA, UBS. Essas siglas, esses nomes, eram em algumas partes de algumas cidades e olhe lá. Eu lá ia saber o que era a Bolsa Família… o pobre morria lá, sem a mão do Estado, sem uma ajuda financeira. Não tinha isso. E dizer, ‘você tá ou é pobre, tá com fome, eu vou garantir aqui uma bolsa, uma ajuda, enquanto você se levanta’, fomos nós que construímos isso. E se fomos nós, somos nós que temos que defender, porque é de um projeto nosso”, discursou.
Reforçando que essas são ocasiões de prestação de contas, Jerônimo disse que “é um momento de formação política nossa, onde a gente afirma aquilo que a gente acredita”.
O evento também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias; do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.