
O trabalho do treinador no futebol brasileiro geralmente é interrompido na primeira sequência negativa à frente da equipe, no entanto, para o treinador Thiago Carpini a situação é completamente diferente. Nesta quarta-feira (14), o técnico completa um ano no comando do Vitória e, durante este período, conquistou bons resultados, mas também passou por momentos de turbulência.
Leia Também:
Quando foi anunciado pelo Rubro-Negro, o comandante chegou com uma missão nada fácil: substituir Léo Condé, que havia conquistado dois títulos pelo clube. Desde então, ele já comandou a equipe em 66 jogos com 28 vitórias, 18 empates e 20 derrotas.
Os bons números fazem com que o treinador do Leão tenha o 5º trabalho mais longevo do Brasil, sendo o segundo entre os técnicos brasileiros. Apenas Rogério Ceni (2023) treina uma equipe a mais tempo que Capini. Já os outros três são gringos: Abel Ferreira (2020), Vojvolda (2021) e Luís Zubeldia (abril de 2024).
Veja 4 pontos marcantes de Carpini no Vitória:
Começo difícil
Carpini assumiu o Rubro-Negro após 6 jogos no Campeonato Brasileiro da Série A e apenas um ponto conquistado. A missão de livrar a equipe do rebaixamento era quase impossível e, pra piorar a situação, ele perdeu duas vezes e empatou outras duas nos quatro primeiros jogos à frente do Leão.

À época, contabilizando o trabalho dele e do seu antecessor, foram 11 jogos sem vencer uma partida.
Volta por cima no segundo turno
Após terminar o primeiro turno na zona de rebaixamento com apenas 15 pontos, o Vitória teria que fazer uma campanha de quem vai à Libertadores para escapar da Série B. E foi o que aconteceu.

A equipe de Carpini terminou com a 7ª melhor campanha do returno, com os mesmos 32 pontos do Flamengo, dono do 6º lugar. Além disso, nas últimas 10 partidas da competição, venceu cinco confrontos, empatou quatro e perdeu apenas um. O bom desempenho garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana.
Invencibilidade histórica
A excelente reta final do Brasileirão 2024 somado ao excelente início de temporada, fez com que Carpini atingisse 22 jogos de invencibilidade no Leão, a segunda maior sequência da história do clube. Neste período o Rubro-Negro chegou a vencer oito partidas seguidas.
Atual momento
Depois de um início de ano avassalador, o treinador do Vitória enfrenta alguns problemas desde que perdeu pela primeira vez na temporada e, consequentemente, foi eliminado pelo Náutico na segunda fase da Copa do Brasil.
Desde então, Carpini comandou a equipe 15 vezes, venceu três partidas, empatou oito e foi derrotado em quatro oportunidades. Neste recorte, o Vitória perdeu o Campeonato Baiano para o Bahia, se complicou na Sul-Americana e chegou a frequentar a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Contudo, a última impressão deixada pelo treinador e seus comandados foi a melhor possível. Uma virada sobre o Vasco por 2 a 1, no Barradão, mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo.
Agora, nesta quarta (14), o comandante rubro-negro terá a oportunidade de confirmar que o trabalho retomou aos trilhos e presentear o torcedor do Leão com uma vitória contra o Cerro Largo (URU), no estádio Centenário. Caso vença a partida, Carpini entrará para a história e será o primeiro treinador a vencer uma partida pelo Vitória fora do Brasil na competição.