Espanha e Brasil se enfrentam em amistoso a partir das 17h30 (de Brasília) desta terça-feira (26), no Santiago Bernabéu, em Madri. A rivalidade entre as seleções é fervorosa, com um histórico recheado que, inclusive, já decidiu títulos nos últimos anos.
Com retrospecto extenso, as equipes já se enfrentaram em nove ocasiões com as seleções principais, e o Brasil leva uma larga vantagem nos confrontos, com cinco triunfos. Já a Espanha, conseguiu vencer apenas dos duelos. Por fim, ambas as equipes acumulam dois empates nos encontros.
Além disso, a Seleção Brasileira demonstrou a capacidade goleadora nos enfrentamentos, 'brocando' um total de 14 gols contra La Roja, que registrou apenas oito tentos.
Leia mais:
Treinador da Espanha enaltece duelo contra Brasil: "Final de Copa"
Seleção encara a Espanha em amistoso 'pra pirão' nesta terça
Dorival projeta estabilidade na Seleção e sai em defesa de Vini Jr
O último encontro entre as equipes principais ocorreu há mais de uma década, em 2013, na final da Copa das Confederações, sediada no Brasil. Na ocasião, a Canarinho foi impiedosa e bateu os espanhóis por 3 a 0, no Maracanã, vencendo a competição.
O gosto amargo da derrota naquela final perdurou por sete anos, até que em 2020, as seleções se reencontraram, desta vez com as equipes Sub-20, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com clima de revanche, os espanhóis tentaram quitar a dívida, mas foram superados pelos jovens brasileiros, por 2 a 1.
Por Copas do Mundo, ambos os lados se encontraram em cinco duelos, com o Brasil vencendo três deles e perdendo apenas um. Os confrontos ocorreram nos anos de 1934, 1950, 1962, 1978 e 1986 e desde então não se repetiu nos mundiais seguintes.