Bahia e Vitória entram em campo no domingo (25) para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, em nova temporada de críticas à arbitragem, quase sempre contestada. Entre as diversas polêmicas já ocorridas nesta edição da Série A, a última delas prejudicou o Leão da Barra na partida com o Cruzeiro, na última segunda-feira (19).
Com isso, o Portal MASSA! traz algumas polêmicas das mais cabulosas protagonizadas pelos árbitros Ramon Abatti Abel e Wilton Pereira Sampaio, escalados para os duelos da dupla Ba-Vi, respectivamente contra Botafogo e São Paulo.
Ramon Abatti Abel
Árbitro mais escalado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Série A, presente na final dos Jogos Olímpicos de Paris, na Copa Libertadores e até no Campeonato Saudita, Ramon Abatti Abel vai para o seu 13° jogo na competição, que será Bahia e Botafogo.
Abatti Abel foi alvo de fortes reclamações em outra partida envolvendo justamente o time carioca, contra o Vitória. Rubro-Negros se queixaram muito da anulação de um gol no início da partida, lance que foi até citado pelo presidente Fábio Mota em desabafo após o duelo contra o Cruzeiro. A interpretação da arbitragem foi de falta do zagueiro Wagner Leonardo no goleiro John, o que gerou muitas discussões.
Ramon Abatti também foi criticado pelo Vitória na derrota por 3 a 1 diante do São Paulo, devido a expulsão do zagueiro Wagner Leonardo por ter feito um movimento considerado como agressão no atacante Jonathan Calleri. Esta decisão foi tomada pelo árbitro após ser chamado para revisão no VAR. Na época, muitos torcedores questionaram a aplicação do cartão vermelho por considerarem as imagens inconclusivas e de má definição.
Wilton Pereira Sampaio
Eleito o melhor árbitro do Brasileirão de 2012 e finalista no prêmio de melhor árbitro do mundo pela IFFHS no ano passado, Wilton Pereira Sampaio ainda assim não se vê livre de polêmicas. Ele será o 'apitador' de São Paulo e Vitória e já desagradou algumas torcidas dentro de suas oito participações na atual Série A.
Na vitória do Fluminense por 2 a 1 diante do Vasco da Gama, torcedores do Cruzmaltino saíram revoltados com a atuação de Wilton, que não assinalou pênalti em uma jogada que o atacante Vegetti finalizou na direção do gol e a bola bateu no braço de Manoel, zagueiro tricolor. O lance seguiu normalmente e não foi revisado pelo VAR.
Além disso, Wilton Sampaio também apitou o polêmico empate por 1 a 1 entre Flamengo e Palmeiras. A reclamação naquela partida veio por parte dos paulistas, que ficaram indignados com a não expulsão do volante rubro-negro Pulgar, que atingiu no rosto o meio-campista palmeirense Richard Ríos. Também não houve chamada do árbitro de vídeo.