
O próximo adversário do Bahia na Copa do Brasil de 2025, definido após sorteio realizado na CBF na manhã desta terça-feira (12), será o Fluminense - um conhecido recente da torcida tricolor. Os dois clubes, inclusive, já protagonizaram uma baita rivalidade na última vez em que cruzaram os caminhos no torneio nacional, há 18 anos.
Leia Também:
Bahia e Fluminense já se enfrentaram pelas oitavas de final da competição em 2007, quando o Tricolor de Aço, comandado pelo treinador Arthurzinho, estava na Série C e lutava para subir de divisão. Já o time carioca, coincidentemente, era treinado por Renato Gaúcho, o mesmo comandante atual, e acabou campeão daquela edição.
Curiosamente, duas das últimas três eliminações do Bahia nas quartas de final da Copa do Brasil foram para equipes treinadas por Renato Gaúcho: em 2019 e 2023, contra o Grêmio. No ano passado, o Tricolor de Aço caiu diante do Flamengo.
Relembre como foi o confronto entre as equipes
Naquele ano, o Bahia jogou o primeiro duelo no Maracanã, no dia 19 de abril, e decidiu em casa, diante da sua torcida. Com uma atmosfera pulsante, o Fluminense deu trabalho ao Esquadrão e abriu o placar com Carlos Alberto, no primeiro tempo.
Mas o Bahia foi valente e, na raça, conseguiu o empate com Fábio Saci, levando a decisão para Salvador. O jogo encerrou em 1 a 1.
Relembre a escalação do time:
Paulo Musse; Maricá (Dudu), Hebert, Rogério e Victor Boleta; Fausto, Émerson Cris (Emerson), Marcone, e Rafael Bastos; Fábio Saci e Moré (Amauri).
Veja os gols:
No jogo da volta, no dia 25 de abril, as expectativas eram altas entre os cerca de 50 mil torcedores no entorno da Arena Fonte Nova. No entanto, após mais um empate eletrizante, 2 a 2, o Bahia acabou eliminado pelo regulamento do gol fora de casa.
A empolgação dos baianos foi a mil quando o Esquadrão abriu o placar com Emerson Cris. Porém, momentos depois o Fluminense empatou com Cícero, ex-Bahia. Valente, o Esquadrão partiu pra cima do segundo tempo e Fábio Saci colocou o dono da casa novamente a frente do placar.
Pouco tempo depois, veio o 'banho de água fria' com o gol de Soares, igualando o marcador. Nos minutos finais, um possível pênalti não marcado para o Esquadrão de Aço gerou polêmica e muita reclamação da torcida, mas o juiz seguiu firme e apitou o fim do jogo, decretando a eliminação do time baiano.
Relembre a escalação e os gols:
Paulo Musse; Emerson (Carlos Alberto), Rogério e Ávine; Humberto, Marcone, Fausto, Émerson Cris e Danilo Rios (Rafael Bastos); Fábio Saci (Danilo Gomes) e Moré.