
Para fechar o primeiro turno com a sua melhor campanha na primeira metade do Campeonato Brasileiro, mesmo com dois jogos a menos, o Bahia terá de vencer o Fluminense neste sábado (9), às 21h, na Arena Fonte Nova, local em que não foi derrotado na elite nacional deste ano. Caso vença, o Esquadrão chegará aos 32 pontos, superando os 30 conquistados em 2019 e na temporada de 2024.
“Vão ter 11 caras lutando e brigando pelo melhor resultado para o Bahia. Sabemos que precisamos melhorar, principalmente na questão ofensiva, mas vamos estar lá lutando no sábado, contra um bom time do Fluminense, por mais três pontos”, projetou o treinador Rogério Ceni.
A Arena Fonte Nova vem sendo a fortaleza do Esquadrão neste Brasileirão. Em oito jogos disputados em casa, foram seis triunfos e dois empates, gerando 20 dos 29 pontos do Bahia na tabela, algo crucial para manter o time tricolor na 4ª posição. Ao lado de Flamengo, Mirassol - única das equipes da parte de cima que jogou na Arena e não perdeu - e Atlético-MG, o clube baiano é um dos poucos mandantes invictos até agora na Série A de 2025.
O confronto do ano passado em Salvador, ao fim do primeiro turno, quando o Esquadrão venceu o Fluzão, de virada, por 2 a 1, ampliou um tabu recente nos duelos entre os times. O Tricolor das Laranjeiras não vence na capital baiana desde fevereiro de 2021, quando, pela 34ª rodada do Brasileirão de 2020, ganhou por 1 a 0.
Desde então, foram três jogos com três triunfos baianos. Na penúltima rodada de 2021, com dois gols de Gilberto, o Esquadrão bateu os cariocas. Dois anos depois, foi a vez de Everaldo, atual camisa 9 do Fluminense, decidir o placar de 1 a 0, muito importante na briga do Bahia contra o rebaixamento.
Jogando em casa, o Tricolor de Aço venceu o adversário de amanhã por 10 vezes, perdeu 9 e houve 11 empates. O maior dos triunfos baianos foi na semifinal do Brasileirão de 1988, por 2 a 1, com gols de Bobô e Gil Sergipano, em frente a 110.438 pessoas, o maior público da história da Fonte Nova.
BAHIA x FLUMINENSE
19ª RODADA DO BRASILEIRÃO
Data e horário: sábado, 9 de agosto, às 21h (de Brasília);
Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
Onde assistir Bahia x Fluminense: Sportv e Premiere;
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO);
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO);
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).
BAHIA: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Kayky); Ademir e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
FLUMINENSE: Fábio; Guga, Manoel, Freytes e Renê; Martinelli e Hércules; Canobbio, Ganso e Kevin Serna; Everaldo. Técnico: Renato Gaúcho.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana