Jailson Macedo Freitas, diretor de arbitragem da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e que teria sido o principal responsável pela expulsão de Diego Costa - que levou o técnico Renato Gaúcho a retirar os jogadores do banco de reservas na partida contra o Bahia -, será o assessor do jogo entre Grêmio e Operário, nesta terça-feira (30), às 20h, pela Copa do Brasil, em Ponta Grossa, no Paraná. O ex-árbitro baiano, porém, não estará no estádio, já que a função não exige presença física.
Leia mais:
Grêmio vai ao STJD para apurar sobre interferência externa em expulsão
Galvão Bueno defende Renato Gaúcho após treta em jogo com Bahia
A função do assessor é basicamente a de um analista de arbitragem, consistindo em assistir ao jogo pela televisão e, após o final da partida, fornecer feedback aos árbitros e assistentes sobre sua atuação no jogo.
Na ocasião, em Salvador, Renato Gaúcho afirmou que a retirada dos jogadores do banco de reservas ocorreu para evitar mais expulsões. Segundo o técnico, foi Jailson quem recomendou ao quarto árbitro o cartão vermelho de Diego Costa por supostamente ter xingado a arbitragem.
"Eu tirei o time para não ser expulso e para que mais ninguém fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não deveria estar, ao lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) quem diz ter visto Diego dizer alguma coisa. Ele estava em um local onde não deveria estar, e Diego não disse absolutamente nada. Então, você quer que eu deixe meus jogadores para serem expulsos, ou eu mesmo seja expulso? Isso não é possível", comentou o comandante do time gaúcho, em entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Bahia.