26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Deu o que falar! - 28/11/2023, 00:58 - Larissa Falcão

Tragédias e tumultos: relembre passagem polêmica de Taylor Swift no BR

Relembre os principais acontecimentos da cantora em solo brasileiro

A cantora realizou seis shows no Brasil, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro
A cantora realizou seis shows no Brasil, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro |  Foto: Reprodução/Internet

Dando o que falar desde muito antes de pousar em solo brasileiro, a passagem da cantora americana Taylor Swift com a sua turnê 'The Eras Tour', já prometia ter ânimos e atenção voltados somente a ela. No palco, a artista comandou um verdadeiro espetáculo, tornando uma experiência única para os fãs, que estavam ansiosos para sua volta ao país, 11 anos após sua última visita.

No entanto, uma série de tragédias e polêmicas marcaram a temporada da loirinha no Brasil. A cantora encerrou sua passagem pelo país no último domingo (26), com seu terceiro show no Allianz Parque, em São Paulo, após uma sequência de três shows no Rio de Janeiro. Para relembrar, o Portal Massa! reuniu os principais acontecimentos da cantora em solo brasileiro.

Taylor Swift no Rio de Janeiro

A cantora iniciou sua temporada no Brasil, no dia 17 de novembro, com o primeiro show da 'The Eras Tour', no Rio de Janeiro. Sua legião de fãs, ansiosos para ver a artista de perto, chegaram cedo nas filas do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, alguns até dormiram no local, para conseguir ter o melhor lugar dentro do estádio quando os portões fossem abertos. No entanto, estavam cara a cara com o maior adversário: o calor sufocante do Rio de Janeiro.

Com temperaturas ultrapassando os 40 °C graus, o perrengue enfrentado por esses fãs que ultrapassaram os limites da idolatria, se iniciava desde o lado de fora do estádio, que mal imaginavam o verdadeiro 'forno humano' que enfrentariam do lado de dentro, com sensação térmica de 60 °C graus.

Alguns fãs relataram episódios de queimaduras de segundo grau, causadas pela quentura do calor no piso de metal colocado nos setores Pista e Pista Premium.

Morte da fã Ana Clara Benevides

Durante o show do dia 17 de novembro, por conta do calor absurdo dentro do estádio, foram registradas 1000 ocorrências de fãs que passaram mal, dentre essas, uma vida foi perdida, a da jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos. A jovem teria sofrido uma parada cardíaca ainda dentro do estádio, e apesar de ter sido socorrida, não sobreviveu.

Ana Clara Benevides tinha 23 anos e era natural do Mato Grosso
Ana Clara Benevides tinha 23 anos e era natural do Mato Grosso | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os laudos preliminares apontaram que a jovem teve uma hemorragia pulmonar. As investigações estão em andamento, a Delegacia do Consumidor (Decon) de Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar as condutas da Time For Fun (T4F), responsável pelo evento, acerca da organização dos shows e à morte de Ana Clara, dos quais só se pronunciaram 6 dias após a tragédia.

O pronunciamento da artista, sem citar diretamente a jovem, causou revolta na web, após Taylor alegar que não iria falar sobre o ocorrido e nem prestaria homenagens no show seguinte, por não estar em condições emocionais. A cantora assim fez, até o final da sua temporada no Brasil.

Morte de fã em Copacabana

Sem ter relação direta com o show, outra morte de fã da artista, que estava presente na cidade, foi registrada. O jovem Gabriel, também de 23 anos, estava na cidade para um show da cantora, e morreu após ser esfaqueado por assaltantes, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Fã entra em trabalho de parto durante show da cantora

A jovem Maria Eduarda Mendes, descobriu que estava grávida, durante o show do dia 19 de novembro, também no Rio de Janeiro. A fã relatou que desde a manhã, estava sentindo fortes dores e apresentou sangramento, mas que não desconfiou da gravidez, por estar com seu ciclo menstrual regulado.

Enquanto o show estava rolando, Maria Eduarda sentiu dores insuportáveis e foi até o banheiro, acompanhada de um amigo, quando a bolsa estourou, e teve a surpresa da gravidez. A jovem saiu do estádio de ambulância, e foi encaminhada à maternidade, onde deu uma luz a uma menina.

Cancelamento de show de última hora

O show do sábado, 18 de novembro, que sucedeu os desastres ocorridos na primeira noite de show da artista, foi cancelado de última hora, quando todos os fãs já estavam acomodados no estádio, por conta do calor excessivo no Rio de Janeiro. A temperatura chegou a alcançar os 42ºC graus, recorde no ano. Causando diversos transtornos aos fãs, o show foi remarcado para a segunda-feira seguinte, dia 20 de novembro.

Fãs se reúnem em busca de direitos

Podemos dizer que os fãs da Taylor Swift mandam muito bem quando o quesito é união, mesmo que em um momento delicado em meio a uma tragédia. A fanbase da cantora foi responsável por custear todos as despesas com translado do corpo da jovem Ana Clara Benevides, e seu sepultamento, após a criação de uma campanha de doação diretamente para a família da jovem.

Além desta campanha, os fãs se posicionaram e realizaram um abaixo-assinado, pedindo a criação da Lei Ana Benevides, onde a distribuição de água potável, passa a ser obrigatória nos shows e eventos privados e públicos. A partir disso, passou a ser obrigatório a entrada de água em garrafas lacradas, nos shows. Outras campanhas foram levantadas, cobrando posicionamento da T4F, exigindo que a empresa fosse responsabilizada.

Após protestarem em busca dos seus direitos, os fãs conseguiram apoio da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, e também do prefeito Eduardo Paes. Além disso, diversas parcerias com empresa de água e fornecimento de comida para distribuir nas filas dos shows, foram negociados pelos fãs.

Taylor Swift em São Paulo

Logo após a sequência desastrosa de shows no Rio de Janeiro, a artista decolou diretamente para São Paulo, onde enfrentou um fenômeno contrário ao enfrentado no RJ, chuva e frio. Diferente dos problemas enfrentados nos shows da cidade carioca, os fãs não passaram muitos perrengues em São Paulo.

Os maiores problemas registrados, foram por conta da falta de organização nas filas ao redor do Allianz Parque, que chegaram a incomodar até os moradores das redondezas, por conta de um bloqueio feito no trânsito da região. Em comparação ao Rio de Janeiro, os fãs que optaram pelo show de São Paulo não passaram por muitos maus bocados.

Também em São Paulo, o número de fãs prejudicados após descobrirem que os ingressos comprados na mão de terceiros eram falsificados, também foi maior. Um casal baiano registrou um prejuízo que já ultrapassa o valor de R$3 mil, por conta da compra dos ingressos falsificados.

Familiares de Ana Clara Benevides encontram Taylor Swift

Familiares da jovem Ana Clara Benevides, foram convidados pela cantora para último show no país
Familiares da jovem Ana Clara Benevides, foram convidados pela cantora para último show no país | Foto: Reprodução/Internet

Na última noite de show, que aconteceu no último domingo (27), os familiares da jovem Ana Clara Benevides se fizeram presentes no evento, como convidados VIP da cantora Taylor Swift. Nos bastidores, conheceram a artista, e em seguida assistiram todo o espetáculo em local reservado, como forma de honrar a memória da jovem que teve seu sonho interrompido.

Na web, a decisão da família não agradou aos internautas, que caíram matando nos familiares da jovem, achando absurda a decisão.

exclamção leia também