
Com 13% das menções espontâneas, o influenciador Renato Cariani foi apontado como a personalidade mais influente do Brasil no universo fitness, segundo a pesquisa Influenci@dores, realizada pela Croma Consultoria.
Leia Também:
O levantamento, que ouviu 1.009 brasileiros entre os dias 19 e 25 de novembro de 2024, mostra que mais da metade da população segue algum criador de conteúdo digital — e que 26% seguem especificamente influenciadores fitness.
Químico, empresário e atleta, Renato Cariani soma mais de 9 milhões de seguidores nas redes sociais. Conhecido pelos desafios virais e conteúdos motivacionais, Cariani vende treinos e dietas personalizadas com promessa de resultados em poucas semanas.
Na segunda posição do ranking está Paulo Muzy, citado por 6% dos entrevistados. Médico, atleta e influenciador, Muzy se tornou referência no cenário fitness nacional ao unir ciência e saúde com uma abordagem acessível e direta. Com quase 8 milhões de seguidores, seu conteúdo trata de performance, bem-estar e qualidade de vida.
Fechando o pódio, a influenciadora Virginia Fonseca aparece com 5% das menções. Dona de um império digital com mais de 53 milhões de seguidores e origem no entretenimento, ela ganhou espaço no segmento fitness ao inspirar hábitos saudáveis com autenticidade e carisma.
Outros nomes que aparecem com destaque na pesquisa são Julio Balestrin, Carol Borba, Leo Stronda e Gracyanne Barbosa, todos com 3% das menções. Juju Salimeni, Guto Calamba e Aurélio Alfieri também figuram na lista, com 2% cada.
Perfil do público
A pesquisa revelou ainda que o consumo de conteúdo fitness é mais forte entre as mulheres (28%) e nas classes A e B (30%). A região Nordeste lidera o engajamento, com 31% dos seguidores nessa categoria, superando com folga a região Sul, que registrou apenas 19%.
Já a Geração Z, formada por jovens entre 18 e 24 anos, é a mais conectada com o universo dos influenciadores: 74% afirmam seguir algum criador de conteúdo, sendo os perfis fitness alguns dos mais populares.