As investigações sobre a queda do avião da Voepass, que causou a morte de 62 pessoas na cidade de Vinhedo, em São Paulo, descobriram um detalhe surpreendente sobre o acidente. De acordo com a CNN, o responsável pela Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo, Claudinei Salomão, os passageiros foram informados que a aeronave iria cair durante o voo.
A equipe de perícia chegou a essa conclusão, porque os corpos das vítimas foram encontrados em uma “posição de segurança”, que é indicada em casos de acidentes aéreos, onde as pessoas abraçam as pernas e ficam com a cabeça baixa entre os joelhos. Essa orientação é conhecida como “brace” e é utilizada para diminuir os impactos de um pouso forçado ou queda.
Porém, mesmo com esse indicativo inicial, o laudo oficial para saber se as vítimas tiveram tempo de serem avisadas ou não só deve ocorrer nos próximos dias. Além da possível confirmação, outros detalhes do acidentes serão divulgados em breve pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Leia também:
Urgente! Novo avião cai e mata cinco pessoas no Mato Grosso
Polícia detalha nova tragédia com avião no Brasil; assista vídeo
Caixa-preta do avião da Voepass gravou desespero das vítimas; confira
Além disso, o fato da maior parte dos corpos terem sido encontrados nessa posição ajudou no processo de identificação das vítimas, pois as mãos estavam íntegras e não houve perda das digitais. “Isso oportunizou que a identificação papiloscópica fosse feita”, explicou
Claudinei Salomão também garantiu que as pessoas que estavam no voo não sofreram antes do impacto do avião no solo: "Uma queda de quatro mil metros em menos de dois minutos faz com que o corpo humano sofra movimentações tão sérias que levam ao desmaio. A morte de todos ocorreu na batida, através dos inúmeros traumas sofridos, mas a tendência é que todos já estivessem desmaiados”.