O gravador de voz da cabine do avião que caiu em Vinhedo, em São Paulo, na última sexta-feira (9), registrou os gritos dos passageiros e conversas do copiloto sobre “dar potência” à aeronave minutos antes da queda.
De acordo com informações exclusivas do Jornal Nacional, da TV Globo, cerca de duas horas de transcrição foram feitas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea.
Leia também:
Bahia recebe maiores especialistas de trânsito do Brasil em encontro regional
Mulher que recebia R$ 500 é resgatada após 40 anos de trabalho
Segundo os investigadores, os dados preliminares indicam que o ATR-72-500 perdeu altitude de maneira repentina e, apenas através do áudio, não é possível afirmar o que causou a queda.
A transição mostra que Humberto de Campos Alencar e Silva, copiloto do voo da Voepass, perguntou o que estava acontecendo assim que percebeu a perda de sustentação. O rapaz disse ainda que era preciso “dar potência”, em uma tentativa de estabilizar a aeronave e evitar a queda.
Foi preciso apenas um minuto entre a constatação e o choque do avião contra o solo. Os investigadores afirmaram que, neste tempo, o áudio registrou a tripulação tentando reagir e gritos dos passageiros, finalizando com o estrondo da batida do avião no chão.