O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo informou na segunda-feira (12), que as vítimas do acidente aéreo de Vinhedo (SP) morreram por conta de politraumatismo. A queda do avião, que iria de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), vitimou 62 pessoas na última sexta-feira (8).
O que é politraumatismo?
O politraumatismo é qualquer tipo de situação onde exista lesão grave de, pelo menos, dois órgãos ou duas partes distintas do corpo causadas por forças externas de natureza física (choque) ou química (queimadura).
Quando costuma ocorrer?
Esse tipo de ferimento costuma ocorrer em situações extremas como acidentes de trânsito, acidentes aéreos e grandes incêndios, por exemplo. Quanto maior o impacto do acidente no corpo, maior a gravidade da lesão e o risco de um politraumatismo.
Leia mais:
>> Sem noção faz maquiagem em 'homenagem' a vítimas de voo e é detonado
>> Globo cancela exibição de filme sobre queda de avião após tragédia
>> Vídeo: vidente prevê morte de Silvio Santos e deixa clima ‘pesadão’
Quais as principais características clínicas?
Os politraumatismos podem incluir lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna, hemorragias, perda de membros (amputações), queimaduras extensas, cegueira, perda auditiva e múltiplas fraturas ósseas.
Como é feito o atendimento e tratamento de sobreviventes de politraumatismo?
A a mortalidade decorrente de politraumatismo é alta e, por isso, o paciente deve ser atendido imediatamente ainda no local do acidente e, posteriormente, transferido para um centro especializado em trauma.