Salvador, Bahia e Brasil foram afetados pelo apagão coletivo e caótico ocorrido na manhã desta terça-feira (15). Com a queda da energia elétrica no país, motivada pela abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste, após apuração da ‘sala de situação’, criada por determinação do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME), a Neoenergia Coelba mobilizou as equipes de campo durante o dia.
Em comunicado enviado pela assessoria de comunicação à reportagem do Portal MASSA!, a companhia informou que recebeu aval do Operador Nacional do Sistema (ONS) a “restabelecer todas as cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN)”. Somente no estado baiano, cerca de 99% das cargas foram afetadas.
Leia Mais
Após apagão nacional, luz já brota em Salvador e em quase toda a Bahia
Apagão 'barril' atinge todas as cidades da Bahia
Abastecimento de energia é retomado em Salvador e outras nove cidades
Posteriormente, o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente, conforme acrescentado pela Coelba. Acima de tudo, o restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e teve conclusão por volta das 14h07. Até o momento, as causas da ocorrência estão sob análise pelo ONS.