O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido completamente em Salvador e na maioria das cidades baianas depois de um apagão nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado na Bahia por volta das 8h30.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço no estado, informou ao MASSA! que, até as 13h40 desta terça-feira (15), cerca de 80% dos consumidores inicialmente afetados, tiveram o serviço normalizados.
Leia mais:
Roraima é o único estado a escapar do apagão no país
Apagão causa falta de água em bairros de Salvador
Além da capital baiana, com abastecimento batendo certo 100%, cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Feira de Santana também tiveram o fornecimento restabelecido.
Causa do apagão
Uma ‘sala de situação’ foi criada por determinação do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME) para acompanhar o processo de retomada da distribuição da energia elétrica no país, impactada por um apagão que afetou ao menos quatro regiões.
Segundo a pasta, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas.
A partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o MME informou que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.