29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

O dia em que a terra parou - 15/08/2023, 14:39 - Jefferson Domingos

Após apagão nacional, luz já brota em Salvador e em quase toda a Bahia

Segundo a Neoenergia Coelba, até as 13h40 desta terça-feira (15), cerca de 80% dos consumidores do estado tiveram o serviço normalizados

Apagão deixa semáforos sem funcionar em Salvador
Apagão deixa semáforos sem funcionar em Salvador |  Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido completamente em Salvador e na maioria das cidades baianas depois de um apagão nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado na Bahia por volta das 8h30.

A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço no estado, informou ao MASSA! que, até as 13h40 desta terça-feira (15), cerca de 80% dos consumidores inicialmente afetados, tiveram o serviço normalizados.

Leia mais:

Roraima é o único estado a escapar do apagão no país

Apagão causa falta de água em bairros de Salvador

Além da capital baiana, com abastecimento batendo certo 100%, cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Feira de Santana também tiveram o fornecimento restabelecido.

Causa do apagão

Uma ‘sala de situação’ foi criada por determinação do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME) para acompanhar o processo de retomada da distribuição da energia elétrica no país, impactada por um apagão que afetou ao menos quatro regiões.

Segundo a pasta, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas.

A partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o MME informou que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

exclamção leia também