Dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, somente Roraima, na região norte, escapou do apagão na manhã desta terça-feira (15). Os demais tiveram problemas de mobilidade e serviços, com destaque para Salvador, São Paulo e Belo Horizonte, cujos sistemas metroviários entraram em colapso.
Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminharam pelos trilhos. A CCR Metrô Bahia informou que todos as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas.
Semáforos desligados causaram transtornos em Belém, Fortaleza e outras cidades. Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos. Em Manaus, um comerciante usou velas para reforçar a iluminação.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, com a abertura da rede de distribuição Norte-Sudeste, mas ainda não divulgaram a causa do incidente.