28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

É problema - 15/08/2023, 10:05 - Vinicius Rebouças

Apagão ocorreu após abertura de interligação entre regiões

Ministério de Energia cria ‘sala de situação’ para acompanhar ocorrência

Apagão ocorreu após abertura de rede Norte/Sudeste
Apagão ocorreu após abertura de rede Norte/Sudeste |  Foto: Divulgação/ TJES

Uma ‘sala de situação’ foi criada por determinação do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME) para acompanhar o processo de retomada da distribuição da energia elétrica no país, impactada por um apagão que afetou ao menos quatro regiões.

Segundo a pasta, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas.

A partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o MME informou que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

Apesar do Operador Nacional ter destacado as regiões Nordeste, Norte e Sudeste, outros estados como Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também registram falta de energia elétrica.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, ainda segundo o ministério, 6 mil MW haviam sido recompostos. O MME informou ainda que as equipes trabalham para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

exclamção leia também