Uma ‘sala de situação’ foi criada por determinação do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME) para acompanhar o processo de retomada da distribuição da energia elétrica no país, impactada por um apagão que afetou ao menos quatro regiões.
Segundo a pasta, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas.
A partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o MME informou que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
Apesar do Operador Nacional ter destacado as regiões Nordeste, Norte e Sudeste, outros estados como Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também registram falta de energia elétrica.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, ainda segundo o ministério, 6 mil MW haviam sido recompostos. O MME informou ainda que as equipes trabalham para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.