
Longe das manchetes de violência que vira e mexe marcam diversos bairros de Salvador ao longo dos anos, o Carnaval no campo da Pronaica tem sido sinônimo de tranquilidade e organização. O espaço, que recebe a programação do Carnaval nos Bairros, contou com reforço de 80 policiais militares atuando exclusivamente no entorno do palco.
O resultado foi um ambiente cheio de famílias, crianças e idosos, que aproveitaram a festa com sensação de segurança e clima de paz.
Leia Também:
De acordo com o major Luiz Henrique, diretor de Comando e Controle da Superintendência de Telecomunicações, o planejamento para o evento começa com antecedência e envolve diversas forças da segurança pública.
Além do policiamento ostensivo, a estrutura inclui o Centro Integrado de Comunicações e Controle Móvel (CICC), equipado com câmeras de monitoramento, reconhecimento facial e sistemas de georreferenciamento:
“O planejamento é realizado com bastante antecedência. Não é apenas o policiamento ostensivo, mas um conjunto de tecnologias e integração entre forças para empregar o policiamento com mais inteligência”, afirma.
Segundo o oficial, o sistema de reconhecimento facial funciona a partir da identificação de pontos nodais do rosto, como distâncias entre olhos, nariz e boca, comparando as imagens captadas com o Banco Nacional de Mandados de Prisão.
Cajacity segura
Caso haja correspondência com algum mandado em aberto, um alerta é emitido em tempo real para as equipes em campo, que iniciam o protocolo de abordagem e verificação antes de eventual condução à delegacia.
A tecnologia, utilizada também nos grandes circuitos do Carnaval de Salvador, já resultou em prisões nos carnavais de bairro dos dois últimos anos, inclusive de pessoas com mandado por homicídio. Neste ano, até o momento da entrevista, nenhuma ocorrência desse tipo foi registrada em Cajazeiras.
Carnaval nos bairros
Para o major, a descentralização da festa tem sido estratégica para reduzir a pressão nos grandes polos e ampliar o controle. Ele destacou ainda a importância dos portais de abordagem, que impedem a entrada de armas e objetos proibidos:
“O Carnaval é um grande desafio, mas a Bahia tem expertise nesse modelo. Os carnavais de bairro vêm desafogando os grandes centros e aumentando a sensação de segurança."
No campo da Pronaica, o público confirmou essa percepção: com o espaço lotado de foliões que curtem a swingueira baiana.
Carnaval é no A TARDE Folia!
Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.
Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!
