
O Carnaval de Salvador chega oficialmente ao fim nesta quinta-feira (17). Entre os momentos marcantes da folia, como o atraso dos trios no sábado e até coqueiro pegando fogo na segunda, ficou também aquela velha rixa entre as pipocas da cidade, para saber quem arrasta mais gente na avenida.
Entre os nomes mais aguardados, estavam as pipocas de artistas como Igor Kannário, Saulo, Baiana System, além de Os Mascarados, comandado por Margareth Menezes.

A “pipoca”, momento que o público que curte sem cordas e sem abadá, sempre existiu de forma orgânica, mas foi formalizada como projeto oficial pela Secretaria de Cultura da Bahia em 2009.
Leia Também:
Deixando a rivalidade de lado, uma coisa é certa: o povo quer estar na rua. E o MASSA! foi entender o motivo da preferência pela pipoca em vez dos blocos pagos.
De graça: acessível e democrático
Para Wagner Pereira de Souza, morador do Doron, a grande diferença é a democracia.
“É democracia. Aquele negócio de baixar corda, sem violência, totalmente diferente. E a revitalização também do centro. A baiana [Baiana System] trouxe aquela revitalização do centro. Não só Baiana, como Saulo, Igor Kannário, é uma revitalização também no centro da nossa cidade”, explica.

Mesmo após aproveitar um camarote este ano, o folião reforçou a importância da festa sem cordas:
Sou super a favor da pipoca. Quanto mais baixar a corda, melhor. Já tem camarote demais, bota mais camarote para lá [Barra] e bota pipoca aqui para a gente.
Folião Wagner Pereira de Souza
Já para Antônio Augusto Braga de Oliveira, morador de Brotas, que também aguarda a saída do Navio Pirata da Baiana System nesta terça, a pipoca ganha também no aspecto social.
“Pra mim, eles representam uma massa. Esse equilíbrio entre as pessoas menos favorecidas. É unir o útil ao agradável: a questão da desigualdade, mas em um momento de festa”, opina.
Somente na folia de 2023, mais de 80 trios sem cordas saíram às ruas nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), segundo informações do Governo do Estado.
Carnaval é no A TARDE Folia!
Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.
Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!
