27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

SOLTARAM O VERBO - 17/02/2026, 19:00 - Téo Mazzoni/Portal A Tarde - Atualizado em 17/02/2026, 19:26

Homem também diz não: foliões LGBT abrem o jogo sobre assédio

Público reforça a recusa precisa ser respeitada, independente do gênero

Foliões reforçam necessidade de respeito nas ruas durante a folia
Foliões reforçam necessidade de respeito nas ruas durante a folia |  Foto: Téo Mazzoni/Ag. A TARDE

No meio da multidão que toma conta do Carnaval de Salvador em 2026, a palavra de ordem vai além da festa, da música e da celebração da diversidade: respeito. Entre trios elétricos e encontros nas ruas da capital baiana, foliões LGBT reforçam que o “não” precisa ser entendido e aceito, independentemente de gênero ou orientação sexual.

Servidor público em Sergipe, Flávio Fonseca chama a atenção para o caráter legal e moral da questão. “O respeito é um princípio basilar. Se você respeita o outro, vai respeitar em todos os aspectos, principalmente na questão do assédio, que hoje é caracterizado como crime”, afirma.

Para ele, embora as mulheres sejam as maiores vítimas, homens também enfrentam situações de insistência e constrangimento. “Muitas vezes, as pessoas não têm o hábito de respeitar limites — nem os próprios, nem os do outro”, pontua.

Flávio relata que, neste ano, não presenciou episódios de desrespeito, mas reforça o alerta: “Espero não vivenciar isso até o fim da festa. Desejo que as pessoas tenham mais respeito pelo outro, porque isso é a chave para qualquer festa ser realmente maravilhosa.”

Leia Também:

Veterinário e em seu sexto ano consecutivo na folia soteropolitana, Dimas Ladeia destaca que o debate ainda é mais associado às mulheres, mas precisa incluir os homens. “A questão do respeito é primordial em qualquer âmbito. A partir do momento em que você não quer algo, não é obrigado a fazer por causa do outro”, diz.

Segundo ele, embora a incidência seja menor entre homens, situações de insistência existem e podem gerar constrangimentos e até conflitos. “Se a pessoa não tem interesse, isso não significa que você precise forçar algo”, ressalta.

Carnaval é no A TARDE Folia!

Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.

Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!

exclamção leia também