27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

coisa boa! - 20/07/2025, 14:40 - Da Redação

Vacina universal contra o câncer acaba com tumores em testes

Vacina teve resposta eficaz contra vários tipos de tumor

Vácina foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Flórida
Vácina foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Flórida |  Foto: Divulgação / Freepik

Uma nova esperança no combate ao câncer começa a ganhar forma: pesquisadores da Universidade da Flórida desenvolveram uma vacina experimental de mRNA que, em testes pré-clínicos, potencializou a imunoterapia e eliminou diversos tipos de câncer em camundongos. Segundo os cientistas, a descoberta abre caminho para tratamentos menos invasivos e mais eficazes no futuro.

Leia Também:

Publicado na Nature Biomedical Engineering em 18 de julho, o estudo mostrou que a vacina ativou uma forte resposta imune mesmo sem ser direcionada a um tipo específico de tumor.

A vacina foi combinada com inibidores de checkpoint imunológico, como o anti-PD-1, e estimulou os tumores a produzirem a proteína PD-L1, tornando as células cancerígenas mais visíveis para o sistema imunológico. Isso resultou na eliminação de tumores resistentes, como melanoma, além de efeitos positivos em cânceres ósseo e cerebral.

A tecnologia usa RNA mensageiro envolto em nanopartículas lipídicas, o mesmo princípio das vacinas contra a covid-19, para ensinar o organismo a reagir ao câncer. Ao contrário de vacinas personalizadas, essa abordagem busca uma resposta imune genérica e poderosa, com potencial para se tornar uma vacina universal contra o câncer.

Segundo os autores, Elias Sayour e Duane Mitchell, o estudo propõe um novo paradigma: a força da resposta imune é mais importante do que a precisão do alvo.

exclamção leia também