28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Racismo é crime - 26/08/2024, 14:00 - Rebeca Nascimento - Atualizado em 26/08/2024, 14:24

Saiba como o racismo impacta na saúde mental de uma gestante

Grávida, a namorada do MC Daniel tem mostrado os ataques racistas que tem sofrido

Lorena Maria
Lorena Maria |  Foto: Reprodução / Instagram @badgallore

Desde que anunciou que espera um filho do cantor MC Daniel na última segunda-feira (19), a influenciadora Lorena Maria tem sido alvo de ataques racistas.

Imagem ilustrativa da imagem Saiba como o racismo impacta na saúde mental de uma gestante
Foto: Reprodução / Instagram

Por meio das redes sociais ela e o namorado mostraram os comentários criminosos e já avisaram que essas ações não ficaram impunes. Porém, os haters tem ido além e tem começado a ofender o filho do casal que ainda nem nasceu.

Leia mais:
MC Daniel anuncia que será pai: "Maior sonho da minha vida"
Namorada de MC Daniel expõe comentários maldosos sobre sua gravidez
Day McCarthy: conheça a condenada por racismo contra Titi Gagliasso

Imagem ilustrativa da imagem Saiba como o racismo impacta na saúde mental de uma gestante
Foto: Reprodução / Instagram @badgallore

Sabendo que a gravidez é um período muito importante em que ocorre muitas mudanças na vida e no corpo de uma mulher, o Portal MASSA! entrevistou a psicóloga Cristiane Simões para saber quais são impactos do racismo na saúde mental da gestante.

“Ataques racistas e comentários maldosos podem ter um impacto profundo na saúde mental e física da gestante. A presença de racismo e comentários negativos pode criar um ambiente hostil, afetando o estado emocional da gestante, que podem gerar estresse, ansiedade e depressão”, iniciou a psicóloga.

Cristiane continuou explicando como o psicológico da mulher pode ficar abalado. “O estresse gerado pelos comentários podem afetar seus relacionamentos com amigos, familiares e parceiros, podendo resultar em isolamento social. A gestante pode ter dificuldades em se preparar emocionalmente para a maternidade, sentindo-se insegura e ansiosa sobre o futuro do seu bebê”.

A psicóloga aproveitou para destacar a importância de apoiar uma pessoa grávida. Confira:

1. Escuta Ativa

Ofereça um espaço seguro para que ela possa expressar seus sentimentos e experiências. Ouvir sem julgamentos é fundamental.

2. Validação dos Sentimentos

Reconheça que o que ela está sentindo é válido. Dizer que é compreensível se sentir triste, ansiosa ou irritada pode ajudar a normalizar suas emoções.

3. Oferecimento de Recursos

Informe-a sobre grupos de apoio e organizações que combatem o racismo. Participar de comunidades pode proporcionar um senso de pertencimento.

4. Apoio Prático

Ajude com tarefas do dia a dia, como fazer compras, preparar refeições ou cuidar de outras crianças, para que ela possa ter momentos de descanso.

5. Envolvimento da Rede de Apoio

Incentive amigos e familiares a oferecer suporte. Uma rede de apoio forte pode fazer uma grande diferença no bem-estar da gestante.

6. Encaminhamento Profissional

Se necessário, sugira que ela procure ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, que possa oferecer suporte especializado.

7. Foco na autoestima

Ajude-a a encontrar atividades que elevem sua autoestima, como passatempos, exercícios ou práticas de autocuidado.

8. Celebrar sua identidade

Incentive-a a se conectar com sua cultura e identidade racial, celebrando suas raízes e tradições como uma forma de resistência e empoderamento.

9. Promover um ambiente positivo

Crie um ambiente acolhedor e positivo ao seu redor, evitando discussões negativas e promovendo conversas construtivas e alegres.

Vale destacar que injuria racial e racismo são crimes. 

exclamção leia também