31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Coisa boa - 21/03/2026, 10:40 - Silvânia Nascimento

Mutirão de saúde vai atender 10 mil mulheres na Bahia

Ação do Ministério da Saúde vai oferecer consultas, exames e cirurgias em diversas regiões do estado

Mutirão vai atender mais de 16 mil mulheres na Bahia
Mutirão vai atender mais de 16 mil mulheres na Bahia |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais de 20 cidades da Bahia - incluindo Salvador - serão beneficiadas neste fim de semana com um mutirão de atendimentos médicos ofertados pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sesab), municípios, hospitais públicos e privados, exclusivamente para mulheres.

A iniciativa, que integra o programa 'Agora Tem Especialistas', vai realizar mais de 10 mil atendimentos no estado baiano entre este sábado (21) e o domingo (22), conforme detalhado por Aline Costa, diretora de cooperação técnica, inovação e desenvolvimento em saúde do MS. “Teremos de 16 mil procedimentos nesse final de semana. Desse número, 5.300 em Salvador e 11 mil nos demais municípios, com consultas especializadas em ginecologia, mastologia, oncologia, cirurgia geral, anestesia e exames de imagem. Além dos 16 mil procedimentos, serão realizadas quase 2 mil cirurgias de catarata e vesícula para mulheres que estão na fila”, disse.

As pacientes também serão atendidas em hospitais privados, já que o Governo firmou parceria com unidades de saúde da rede particular e filantrópicas para oferecerem consultas, exames e cirurgias pelo SUS como forma de abater dívidas com a União.

Leia Também:

Ação vai atender várias regiões

Ainda de acordo com Aline, os atendimentos chegarão em todas as regiões da Bahia. “Haverá ação desde a macro região do Oeste, incluindo cidades como Barreiras, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, até o Extremo Sul, com Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Ao todo, teremos 22 municípios na Bahia, com a mobilização de 21 hospitais, além de todas as 28 policlínicas regionais. Importante enfatizar que não é um mutirão de livre demanda, pelo contrário, é para reduzirmos o tempo de espera das pessoas que já estão inseridas no cuidado. Nós alinhamos isso junto com o Estado e os municípios. Foi uma discussão feita com a Secretaria de Saúde do Estado, todos os secretários municipais e todos os hospitais e serviços que aderiram”, explicou a diretora de cooperação técnica.

exclamção leia também