
Está aberta a temporada do "taca uva-passa em tudo". Odiada por uns e amada por outros, a fruta nada mais é do que uma uva fresca que passou por um processo de desidratação ao sol, forno ou estufa, se tornando um alimento menor, enrugado e com o sabor mais concentrado.
Em uma pesquisa rápida é possível notar que o uso desse ingrediente é 'das antigas'. Os romanos descobriram que quando as uvas caiam das videiras e secavam naturalmente ao sol, ainda podiam ser usadas como alimento e misturadas em receitas, evitando desperdício.
O uso da uva-passa no Natal também é uma tradição antiga. O ingrediente sempre teve espaço nas festas que celebravam o início do inverno no Hemisfério Norte. Tendo origem pagã, essas festividades foram as responsáveis por ser base das celebrações natalinas como conhecemos hoje.
Leia Também:

Vilã e queridinha
A uva-passa é um alimento que costuma causar discórdia na ceia de Natal. Algumas pessoas acham que o gosto concentrado rouba o sabor dos outros alimentos, já outras acreditam que a fruta brilha nas receitas.
A analista comercial Genildes Azevedo é do time que ama a frutinha preta. "Eu aprendi [a consumir] com minha avó. O fator agridoce que ela favorece me encanta". Genildes ainda destacou que costuma usar em bolos, saladas e recheios.

Já a analista financeira Alexia Ribeiro é daquelas que faz 'boca torta' quando encontra o alimento. "Não gosto! Quando tem [na comida], eu tiro", largou.

Benefícios
Gostando ou não, a uva-passa 'bate certo' em nossa saúde, como explica a nutricionista Nayara Bahia, de 27 anos. "Apesar de pequena, ela melhora o trato gastrointestinal, é rica em antioxidantes, fonte rápida de energia, auxilia na saúde dos ossos, e também na pressão arterial", explicou a profissional.

Mas vá nas manhas, viu bê? O consumo exagerado pode gerar malefícios. "Durante o Natal temos o costume de consumir muitos alimentos com a presença de uva-passa e dependendo da quantidade pode ocorrer o aumento de ingestão calórica, que pode levar ao aumento de peso não desejado, pode prejudicar o controle glicêmico em pessoas com resistência à insulina/diabetes, além de desconfortos abdominais, como gases e diarreia, que acontece pelo excesso do consumo de fibras", alertou a nutri.

Além do mês de dezembro
Não precisa esperar dezembro chegar para consumir a uva-passa. Para além das receitas natalinas, a fruta pode ser usada o ano todo. Nayara deu dicas de como usar o ingrediente.

➔ Hidrate antes de usar
Coloque a uva-passa por 5 a 10 minutos na água morna, suco de laranja natural e chá de especiarias. Isso vai deixá-la mais macia, vai aumentar o volume e permite usar menos quantidade na receita.
➔ Use como adoçante natural
A uva-passa já é doce por natureza. Você pode reduzir ou até eliminar o açúcar em bolos, panetones caseiros e saladas natalinas.
➔ Combine com ingredientes integrais
Usar uva-passa em preparações integrais ajuda no equilíbrio glicêmico. Use em bolo integral com especiarias, salada de grãos (trigo, cevada, quinoa) e arroz integral natalino.
➔ Use em pequenas quantidades
Uma forma saudável é controlar a porção. Uma colher de sopa por preparo para receitas pequenas e duas colheres para receitas maiores.
➔ Troque versões industrializadas
Use sempre uva-passa sem adição de açúcar, óleo vegetal e corantes. Quanto mais natural, melhor.
