27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Divulgação científica - 16/08/2024, 15:20 - Da Redação

Estudo aponta que que nova variante do HIV circula na Bahia

Pesquisa diz que novo subtipo do HIV, causador da AIDS, circula em outros dois estados

Mostras de paciente em Salvador colaboraram para o estudo
Mostras de paciente em Salvador colaboraram para o estudo |  Foto: Divulgação

Cientistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em colaboração com uma instituição da África do Sul, identificaram um novo subtipo do vírus HIV em circulação no Brasil. Este subtipo é uma combinação genética dos tipos B e C, os mais comuns no país, e foi encontrado em pelo menos três estados.

O novo vírus foi detectado em amostras de pacientes HIV positivos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (16) na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Os pesquisadores examinaram uma amostra coletada em 2019 de um paciente em tratamento em Salvador e descobriram a mistura de subtipos do HIV. Ao analisar uma base de dados nacional, identificaram mais três casos semelhantes nos outros estados.

Leia mais:
Saiba tudo sobre a doença Mpox: sintomas, transmissão, vacina e tratamento
Proposta prevê indenização de R$ 50 mil às crianças afetadas pelo Zika
Hospital Ortopédico da Bahia realiza mutirões de cirurgias; saiba mais

A análise revelou que as quatro amostras estavam geneticamente relacionadas, e a nova subvariante foi denominada recombinante CRF146_BC. Os cientistas acreditam que essa variedade surgiu em um paciente infectado simultaneamente pelos subtipos B e C, sendo possível que a transmissão tenha começado com uma única pessoa no Brasil.

exclamção leia também