25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

adultos e crianças - 14/08/2024, 19:09 - Da Redação

Hospital Ortopédico da Bahia realiza mutirões de cirurgias; saiba mais

Ação busca reduzir filas de espera durante atendimentos

Maior hospital ortopédico do país já realizou 2.000 cirurgias e 29.156 atendimentos
Maior hospital ortopédico do país já realizou 2.000 cirurgias e 29.156 atendimentos |  Foto: Divulgação

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, gerido pelo Einstein, dará início no próximo domingo (18) a uma série de mutirões de cirurgias para reduzir as filas de espera por procedimentos de alta complexidade, com foco em cirurgias de joelho. Na primeira fase, que durará uma semana, serão atendidos 80 pacientes adultos.

Serão 22 cirurgiões envolvidos nessa força-tarefa, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, anestesistas, técnicos, auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas. As cirurgias, que incluirão operações como artroplastias e reparos ligamentares, ocorrerão em 13 salas simultâneas e terá duração média de quatro horas cada.

Leia mais:
Hospital Ortopédico passa a utilizar óculos de realidade virtual na reabilitação de pacientes
Nova pandemia? OMS declara a mpox como emergência de saúde mundial
Instituto oferece triagem gratuita para crianças com autismo e TDAH

"Serão cirurgias de altíssima complexidade, com uso de materiais especiais e tecnologia de última geração. O objetivo é devolver qualidade de vida para esses pacientes", revela Roger Monteiro, diretor médico do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.

Em 150 dias de funcionamento, o maior hospital ortopédico do país já realizou 2.000 cirurgias e 29.156 atendimentos. Os mutirões vão atender uma demanda reprimida de cirurgias na especialidade.

Além da equipe local, especialistas renomados do Brasil e do exterior participarão dos mutirões. Entre eles, Moisés Cohen, André Wajnsztejn, Joicemar Amaro, Frank Beretta Marcondes, Lauro Augusto Veloso Costa, Noel Oizerovici Foni, Luiz Fabiano Presente Taniguchi e Mauricio Kfuri, professor da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.

Na semana seguinte, a partir do dia 24 de agosto, o hospital realizará um novo mutirão, desta vez dedicado a cirurgias pediátricas. A expectativa é atender 30 crianças, principalmente para procedimentos como alongamento de tendão e retirada de cistos, com alta hospitalar no mesmo dia.

exclamção leia também