25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

bora se vacinar - 24/07/2024, 16:42 - Da Redação

Baixa procura vacinal pode aumentar casos de coqueluche no Brasil

Ministério da Saúde alerta para vacinação completa contra a doença e doses de reforço

Ministério da Saúde alerta para vacinação completa contra a doença e doses de reforço
Ministério da Saúde alerta para vacinação completa contra a doença e doses de reforço |  Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a importância da vacinação contra a coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa. A recomendação é para que todos completem o esquema vacinal, que inclui três doses iniciais e reforços a cada 10 anos.

Leia mais:
Nova vacina pode prevenir infecção de HIV em até 100%
Casos de coqueluche e pneumonia crescem no Brasil
Óbitos pela febre oropouche na Bahia são os primeiros de todo o mundo

No início de 2024, o Brasil confirmou 31 casos da doença, com o último grande surto registrado em 2014, com 8.614 confirmações. No entanto, entre 2016 e 2023, as coberturas vacinais se mantiveram abaixo do preconizado (entre 80 a 90%), o que contribuiu para o aumento de pessoas suscetíveis ao longo dos últimos 7 anos.

Conhecida como tosse comprida, a coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. Apesar dos primeiros sintomas se assemelhar como o de um resfriado comum, a coqueluche evolui para uma tosse severa e dificuldade para respirar.

A transmissão ocorre através de gotículas de tosse ou espirro, e é especialmente perigosa para crianças menores de um ano. A vacinação é a principal forma de prevenção e deve ser iniciada aos 2 meses de idade, incluindo doses de reforço para manter a proteção ao longo da vida.

Sábado de vacinação

No próximo sábado (27), o Sabin Diagnóstico e Saúde realizará o Dia ‘D’ de vacinaçãocontra essas doenças respiratórias, com descontos especiais de 20% nas vacinas contra a gripe (cepa de 2024), o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a pneumocócica 13 e 23, especialmente indicadas para pessoas com mais de 60 anos.

A promoção é válida nas unidades do Sabin em Alphaville, Graça e Itaigara, na capital baiana, e em Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, e também nas compras no site.

exclamção leia também