Os casos de coqueluche e pneumonia silenciosa dispararam pelo país. Para se ter uma ideia, este ano, São Paulo chegou a 165 casos de coqueluche, por exemplo. Em 2023, foram apenas 14, um crescimento de mais de mil por cento. Já na cidade do Rio, em 2023, não houve nenhum registro, enquanto este ano já foram 34.
A coqueluche é uma infecção causada pela bactéria Bordetella pertusis. Ela afeta as vias respiratórias que levam o ar até os pulmões.
O Ministério da Saúde emitiu duas notas técnicas, na última semana, alertando tanto os atletas quanto os turistas que se preparam para ir às competições na França a reforçarem seus esquemas de vacinação.
Em 2024, São Paulo tem registrado um aumento significativo nos casos de pneumonia silenciosa, especialmente entre crianças. Esta forma de pneumonia, causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, é caracterizada por sintomas mais brandos do que a pneumonia clássica, o que pode retardar a busca por atendimento médico e agravar o quadro clínico.
Até junho de 2024, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus atendeu 675 casos de pneumonia, um aumento de 36,3% em comparação com o mesmo período de 2023
Mas quais as diferenças delas?
Na coqueluche, também é chamada de "tosse com guincho "porque um dos principais sintomas é a tosse com um som diferente, parecida com um assovio”. A explicação é da pediatra Patrícia Terrível.
Segundo ela, existem três estágios. Estágio Catarral (1-2 semanas), sintomas semelhantes ao resfriado comum, como coriza, espirros, febre baixa e tosse leve. Conjuntivite, já que em alguns casos, pode ocorrer inflamação nos olhos.
Estágio Paroxístico (1-6 semanas): Tosse paroxística, com episódios graves de tosse que podem terminar com um som agudo ao inspirar (característico "guincho"); vômito, com tosse severa pode levar ao vômito; fadiga extrema após os episódios de tosse; cianose, porque a pele pode ficar azulada devido à falta de oxigênio durante os ataques de tosse; apneia - em bebês, pode ocorrer parada temporária da respiração. É nessa fase que ocorre a internação da doença e pode evoluir a óbito em crianças que não são vacinadas.
Estágio de Convalescença (2-6 semanas): redução gradual da tosse - a frequência e a gravidade da tosse diminuem, mas podem persistir por várias semanas; recuperação lenta, já que a fadiga pode continuar por algum tempo.
A pneumonia silenciosa, também conhecida como pneumonia atípica, é uma forma de pneumonia que tende a apresentar sintomas mais leves e menos evidentes do que a pneumonia típica. É chamada de "silenciosa" porque os sintomas podem ser sutis e não tão graves, o que pode levar a um diagnóstico tardio, principalmente naqueles casos de tosses por semanas que não melhorar.
Importante e ter o acompanhamento de rotina com o pediatra, e assim receber as orientações em cada caso, e caso apresente esses sinais e alerta procurar o Pronto Socorro.