Um novo medicamento injetável para prevenção do HIV, chamado lenacapavir, mostrou 100% de eficácia em mulheres cisgênero em um grande ensaio clínico na África do Sul e Uganda. A injeção, aplicada semestralmente, demonstrou maior proteção contra a infecção em comparação com outros medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP).
O estudo PURPOSE 1 testou a eficácia e segurança do lenacapavir em três locais na Uganda e 25 na África do Sul. O lenacapavir, um inibidor de fusão capside, é aplicado sob a pele duas vezes ao ano e interfere no capsídeo do HIV, uma capa de proteína que protege o material genético do vírus.
Leia mais:
Justiça obriga Burguer King a dar rango saudável para funcionários
Valesca Popozuda quase perde a perna com procedimento estético; veja
Urgente! Bondinho do Plano Inclinado despenca e deixa feridos
“Com zero infecções e 100% de eficácia, o lenacapavir semestral demonstrou seu potencial como uma nova ferramenta importante para prevenir infecções por HIV”, disse Merdad Parsey, diretor médico da Gilead Sciences, empresa que desenvolveu o medicamento. Ele acrescentou que espera por mais resultados do programa clínico PURPOSE e continua na busca para acabar com a epidemia de HIV.