Três pessoas foram presas por furto de energia, os conhecidos 'gatos', nesta terça-feira (10), na cidade Alcobaça, no extremo Sul da Bahia. As ligações clandestinas foram flagradas em fazendas produtoras de mamão e café e os representantes das propriedades foram conduzidos à delegacia.
Leia mais:
Viatura cai em córrego após confronto com 'traficas' em Pernambués
Elemento envolvido em fuga de presídio na Bahia cai no xilindró
Mãe usa corrente para impedir fuga de criança na Bahia; entenda
A ação foi realizada em parceria com a Neoenergia Coelba, que forneceu os dados sobre as unidades e acompanhou toda a operação. As prisões acontecem na mesma semana em que um empresário foi detido pelo mesmo crime em Feira de Santana.
Nos locais, os técnicos da distribuidora apreenderam três transformadores e cabos de energia que estavam sendo utilizados para fornecer energia de maneira irregular às fazendas. A Coelba estima que a energia recuperada na ação foi superior a 1 milhão de quilowatts/hora, o que seria suficiente para abastecer todo o município de Caravelas por 15 dias.
Participaram da operação 13 profissionais da empresa, quatro agentes e um delegado da Polícia Civil da Bahia. Além da multa referente ao consumo não faturado, os proprietários pelas unidades irão responder a inquérito judicial e poderão ser condenados a oito anos de reclusão.
“As ações de combate ao furto de energia têm como objetivo garantir a segurança da população e diminuir as possibilidades de interrupções. Além disso, as operações devolvem aos cofres públicos impostos que deixaram de ser arrecadados pela prática fraudulenta”, ressalta o gerente de Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo.