A situação problemática em que uma criança vivia na cidade de Itabela, no sul da Bahia, foi descoberta quando o garoto apareceu andando pelas ruas com uma corrente presa ao pé. Testemunhas que perceberam o garoto em condições alarmantes acionaram a Polícia Militar, que acionou o Conselho Tutelar.
Leia também:
Mãe é presa por omitir socorro ao filho morto por marteladas pelo pai
‘Desalmado’ pega 40 anos de prisão por tentar matar companheira
Mãe é assassinada pelo filho no dia do aniversário
Com isso, as autoridades se deslocaram até a residência da família, onde constataram a situação. Dessa maneira, os agentes conduziram a mãe do menino à delegacia local.
Justificativa
Na unidade policial, a mulher afirmou que o menino possuía um histórico de fugir de casa e retornar apenas à noite. Segundo ela, a decisão de acorrentá-lo aconteceu como uma tentativa de impedir novas fugas.
Após prestar depoimento, ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e, em seguida, 'meteu o pé' da cadeia. A criança passou por exame de corpo de delito e foi encaminhada a um abrigo, onde ficará temporariamente enquanto o caso segue em investigação.
Situação da família
O Conselho Tutelar informou que realizará visitas à residência nos próximos dias. Além do menino de 5 anos, a mulher tem outros três filhos: um bebê e duas crianças de 9 e 7 anos. A condição de vida da família e o bem-estar dos menores serão analisados.