28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Feriado - 06/09/2023, 12:51 - Anderson Orrico - Atualizado em 06/09/2023, 13:38

Segurança é intensificada para o 7 de setembro em Salvador

Serão 861 policiais militares reforçando o patrulhamento nas ruas

A PM também irá desfilar com 906 representantes da corporação
A PM também irá desfilar com 906 representantes da corporação |  Foto: Divulgação/PMBA

O feriado do 7 de setembro reúne uma multidão de gente no centro da cidade para acompanhar o desfile cívico, mas também lota espaços de lazer em toda a cidade. Para garantir a segurança da população, a Polícia Militar da Bahia vai intensificar o patrulhamento nas ruas de Salvador com 861 agentes. No total, mais de 1,3 mil profissionais das quatro forças estarão ligados em tudo, além do reforço com a tecnologia de Reconhecimento Facial.

O efetivo fará o policiamento nos principais corredores de tráfego, pontos de ônibus, entorno das estações (de metrô e de transbordo), nas vias de acesso ao local do evento e em apoio às barreiras de trânsito. No local do desfile e entorno, o reforço será até a finalização do evento. A tropa estará com veículos, cavalos, caminhões, bases móveis, caminhão antibomba e outras ferramentas utilizadas na rotina da corporação.

Leia também:

Saiba o que abre e fecha na capital e RMS no feriado de 7 de setembro

Confira as mudanças no trânsito de Salvador durante o 7 de Setembro

Agências bancárias não funcionarão no feriado de 7 de setembro

Trecho do metrô terá operação suspensa no feriado

Feriado: Sistema Ferry-Boat terá operação especial no 7 de Setembro

Em nota, a PM reforça que o esquema planejado para os festejos do 7 de Setembro inicia no dia anterior com a varredura do circuito, em ação conjunta com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Além disso, em virtude do feriado, as ações ostensivas estarão intensificadas nas praias, áreas de lazer, praças, parques e nos locais com maior concentração de pessoas.

Câmeras de reconhecimento facial

Câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, instaladas em pontos estratégicos, e terminais de comunicação móvel com tecnologia LTE (Long Term Evolution) serão utilizadas pelas equipes na busca de foragidos da Justiça.

Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no COI, profissionais das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI) e das quatro forças da Segurança irão monitorar, em tempo real, tudo o que acontece nas proximidades do desfile. O local será ativado das 5h às 17h do feriado.

A equipe da 1ª Delegacia Territorial (DT/ Barris) foi reforçada para atender qualquer ocorrência registrada na área do cortejo. Equipamentos utilizados pela Polícia Civil da Bahia também serão exibidos no Desfile.

Já o Departamento de Polícia Técnica da Bahia terá equipe na sede da unidade para realizar perícias de apreensões ou delitos registrados na área do evento.

Desfile da corporação

A PM também irá participar das comemorações do 201º aniversário da Independência do Brasil desfilando com 906 representantes da corporação na capital baiana, nesta quinta-feira (7).

Uma novidade deste ano é o desfile das novas unidades da PM, criadas no mês de maio. Na capital, os destaques serão para os Batalhões de Proteção à Mulher, de Policiamento Escolar, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e o de Patrulhamento Tático Móvel (Batamo), que possuem sede em Salvador, porém com abrangência de atuação em todo o estado. Já no interior, integrantes dos recém-criados Comandos de Policiamento Regional (CPR), incluindo as respectivas Companhias Independente de Policiamento Tático (CIPTs).

Após a Marinha, Exército e Aeronáutica, a PM inicia o desfile com os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguidos de 280 estudantes dos cinco CPMs de Salvador (unidades Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luís Tarquínio e Cajazeiras). A representação da PM envolverá os policiais veteranos, a banda de música, a tropa especializada, cavalos e motorizados (motocicletas, carros, embarcações, caminhões e bases móveis, viatura de cães e caminhão antibomba, inclusive um jipe histórico que fará a abertura). O desfile da corporação encerra com as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs).

exclamção leia também