26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

vai aprender a lição na cadeia! - 07/07/2025, 16:41 - Da Redação

Sanguinário do BDM: vulgo 'Sábio' é frustrado pela Polícia Civil

Criminoso é apontado como mandante de assassinatos e tráfico na Bahia e em Pernambuco

Iago Santiago dos Santos está envolvido em pelo menos dez assassinatos no Vale do São Francisco
Iago Santiago dos Santos está envolvido em pelo menos dez assassinatos no Vale do São Francisco |  Foto: Reprodução

Apontado como um dos principais mandantes de assassinatos e do tráfico de drogas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o criminoso identificado como Iago Santiago dos Santos, de vulgos “Carioca” e “Sábio”, foi frustrado pela Polícia Civil no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (7). A prisão é resultado de uma operação interestadual.

Leia Também:

De acordo com informações iniciais, o elemento era um dos 'cabeças caras' do Bonde do Maluco (BDM) e está envolvido em pelo menos 10 assassinatos no Vale do São Francisco. Além disso, ele já possuía passagens na cadeia pelos mesmos crimes.

A Polícia informou que o homem estava foragido e vinha se 'malocando' em diferentes cidades para despistar as autoridades. Ele chegou a passar por Salvador e se acomodou no Rio de Janeiro, onde foi encontrado dentro do 'cafofo' no momento da prisão.

Iago também seria um dos responsáveis por estabelecer contatos no RJ e atrair novos membros para a facção das três letras, na tentativa de crescer a força da quadrilha no estado carioca.

O delegado Thiago Pessoa, titular da DTE de Juazeiro, destacou a importância da prisão do bandido. "Estamos diante de um indivíduo de altíssima periculosidade, envolvido em diversos homicídios e com atuação ligada ao tráfico de drogas em dois estados. Ele vinha sendo monitorado há mais de um ano, e só conseguimos localizá-lo graças à atuação coordenada das equipes de inteligência e investigação".

O criminoso foi levado para um sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Participações conjuntas

Participaram da ação: o Núcleo de Inteligência da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (17ª Coorpin/Juazeiro), a 7ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/DENARC) e a Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), com apoio das Polícias Civis de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

exclamção leia também