26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Crime e justiça - 10/10/2024, 14:00 - Amanda Souza - Atualizado em 10/10/2024, 15:34

Polêmicas, audiências de custódias são efetivas, garante DPE-BA

Instituição trabalha para desmistificar ideia de que ferramenta permite que pessoas voltem a cometer crimes

Auidência de custódia é uma ferramenta processual pela qual o preso em flagrante passa para determinar se será liberado ou seguirá detido
Auidência de custódia é uma ferramenta processual pela qual o preso em flagrante passa para determinar se será liberado ou seguirá detido |  Foto: Reprodução / Jusbrasil

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) tem se posicionado fortemente a favor da importância das audiências de custódia, um instrumento processual que visa garantir a legalidade das prisões em flagrante e assegurar que os direitos dos detidos sejam respeitados.

Leia também:
Audiência de Custódia em Salvador: jovens negros lideram estatísticas
Veja perfil das pessoas que passaram por audiência de custódia em Salvador
Romances ardilosos: companheiros ‘afundam’ mulheres na criminalidade

Durante a apresentação do Relatório das Audiências de Custódia de 2023, que aconteceu na quarta-feira (9), a coordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE-BA, Alexandra Soares, ressaltou a relevância desse mecanismo, especialmente em um cenário onde a população muitas vezes questiona sua eficácia.

Relatório foi apresentado em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (9)
Relatório foi apresentado em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (9) | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Muitos cidadãos expressam dúvidas sobre as audiências de custódia, acreditando que elas oferecem uma oportunidade para os detidos cometerem novos crimes ao serem liberados. Essa percepção é compreensível, especialmente para aqueles que já foram vítimas de crimes, como o roubo de um celular, por exemplo, e desejam ver os autores mantidos sob custódia. No entanto, as leis brasileiras estabelecem um equilíbrio entre a proteção dos direitos individuais e a segurança pública.

Aspas

É na audiência de custódia que aquela pessoa que foi presa tem a oportunidade de relatar o que foi acontecido na sua prisão. É uma garantia de que a prisão seja realizada de uma forma regulada. Ao contrário do que se imagina, a audiência de custódia é importantíssima.

Alexandra Soares, coordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE-BA

Ainda segundo Alexandra, é importante fazer uma análise da necessidade da prisão logo naquele primeiro momento. "Há um encarceramento em massa da população jovem, negra, de baixa renda e baixa escolaridade. Por isso a Defensoria Pública sempre protagonizou o discurso de defesa das audiências de custódia, exatamente pela garantia dos direitos humanos das pessoas", concluiu.

Visão macro da realidade carcerária

Firmiane Venancio, defensora geral da DPE-BA, complementou a discussão, afirmando que o trabalho de diagnóstico e divulgação de dados visa conscientizar a população sobre a importância das audiências de custódia e os resultados que a ferramenta gera.

Aspas

Enfrentar um argumento que muitas vezes é dissociado dos dados da realidade e do cotidiano é difícil. Existe essa visão de que a Defensoria Pública solta as pessoas, permite que as pessoas fiquem soltas para cometer novos delitos, mas os dados demonstram o inverso.

Firmiane Venâncio, defensora geral da DPE-BA

Ela ainda enfatizou que a análise das prisões deve ir além do foco nas estruturas de contenção, como as polícias Militar e Civil, e que é necessário um olhar mais amplo sobre outros setores do estado.

Firmiane Venâncio, defensora geral da DPE-BA
Firmiane Venâncio, defensora geral da DPE-BA | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

A Defensoria, segundo Firmiane, busca assegurar a ampla defesa e o contraditório, direitos humanos fundamentais e constitucionais, ao mesmo tempo em que busca entender as causas que levam os indivíduos a cometer delitos e serem presos, considerando ainda que essas pessoas têm um perfil muito bem estabelecido: população negra e em estado de vulnerabilidade.

exclamção leia também