27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

levaram chumbo! - 08/05/2025, 11:18 - Da Redação

Parceria entre Aristóteles e Donatello do crime termina no caixão

Dupla estava envolvida no sequestro de um argentino e um baiano, ocorrido em janeiro deste ano

Operação Bahamas foi deflagrada nesta manhã e já prendeu sete indivíduos
Operação Bahamas foi deflagrada nesta manhã e já prendeu sete indivíduos |  Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma união que parecia impossível, pois viveram em épocas diferentes da história, se concretizou no mundo do crime nos tempos atuais. 'Aristóteles', chefão de uma quadrilha na RMS, e o 'Donatello do crime', vulgo 'Tartaruga', gerente do tráfico em Brotas, formaram uma parceria perigosa. No entanto, chegou ao fim nesta quinta-feira (8), quando a dupla foi morta durante uma troca tiros com policiais civis do Deic.

Leia Também:

Ambos estavam envolvidos no sequestro de um argentino e um baiano, ocorrido em janeiro deste ano, nas imediações de Praia do Forte, na Região Metropolitana. Eles foram localizados durante a Operação Bahamas, deflagrada nesta manhã. A missão ainda está em curso, nas regiões de Salvador, RMS, Feira de Santana, São Paulo e Minas Gerais.

Fim da parceria

O primeiro a ser abatido foi Jean Rocha dos Santos, o 'Aristóteles' ou 'Cafetão'. Ele foi encontrado no bairro de Vila Laura e, ao perceber a chegada dos agentes, meteu bala para tentar fugir. No entanto, não teve sorte e foi atingido durante o revide, morrendo em seguida devido aos ferimentos.

Seu comparsa no sequestro, Henrique Conceição Santos, vulgo 'Tartaruga' ou 'Itália', foi o segundo a bater as botas. Ele também tentou resistir à prisão e abriu fogo contra os soldados em Canabrava, mas também foi atingido no revide.

Operação Bahamas foi deflagrada nesta manhã e já prendeu sete indivíduos
Operação Bahamas foi deflagrada nesta manhã e já prendeu sete indivíduos | Foto: Divulgação / Polícia Civil

Mais envolvidos capturados

Além dos dois elementos abatidos, mais sete integrantes do bonde do mal, com atuação na Bahia, foram presos durante a operação. Segundo as investigações, eles são responsáveis por homicídios, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.

Entre os capturados, estava uma mulher, cuja identidade não foi revelada, que foi levada para o xilindró. Ela tomava conta do registro bancário que recebia as transferências via pix, provenientes da extorsão.

Outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelas polícias civis de São Paulo e Minas Gerais. Uma pistola, revólver, carregadores, munições de fuzil, porções de maconha e crack foram apreendidos durante a operação.

Seguimento da missão

As ações seguem em andamento em diversos pontos da capital e RMS e são integradas pelos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), além das Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), de Operações e Recursos Especiais (Core) e de Polícia Interestadual (Polinter).

exclamção leia também