Cento e dezessete pássaros silvestres resgatados durante as ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, na Bahia, foram devolvidos à natureza na manhã desta quinta-feira (24). As aves, que haviam sido apreendidas em pontos de interesse fiscalizados ao longo das ações, passaram por reabilitação e foram reintegradas ao habitat natural em áreas apropriadas para sua sobrevivência.
Leia mais:
Homem é flagrado com 20 pássaros e responderá por crime ambiental
Tráfico de animais: 400 pássaros são resgatados durante operação
Mais de 1.000 aves silvestres são apreendidas pela PRF
A soltura é fruto da mobilização de órgãos estaduais que, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que atuam no combate ao tráfico de animais silvestres, uma das principais ameaças à fauna local. A ação começou com as fiscalizações, seguidas pela apreensão dos animais, avaliação veterinária, reabilitação e, por fim, a reintegração à natureza.
Segundo Daniel Macedo Rios, técnico do Inema que também compõe a 50ª etapa da FPI, "a soltura desses pássaros simboliza não apenas a recuperação da fauna, mas o compromisso contínuo de proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais. É uma vitória para a biodiversidade e um exemplo de ação integrada", declarou o especialista em meio ambiente e recursos hídricos, atualmente lotado em Barreiras.
O número total de animais apreendidos ao longo das operações realizadas na 50ª etapa da FPI já soma aproximadamente 650, resultado de mais de 20 autos de infração lavrados em campo. Entre os resgatados, estavam espécies de aves endêmicas e ameaçadas de extinção, capturadas para a venda ilegal.
"Já podemos afirmar que 314 aves foram devolvidas à natureza ao longo da semana, incluindo as de hoje. Os demais animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista. Lá, receberão tratamento veterinário e passarão por um processo de reabilitação para, se possível, serem reintegrados ao seu habitat natural", concluiu Daniel.