Um homem terá que pagar uma multa de R$ 29 mil e responderá por crime ambiental após ser flagrado, nesta quinta-feira (3), com 20 pássaros presos dentro da própria residência em Salvador. Ele foi pego em ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Militar Ambiental da Bahia (Coppa).
Leia mais:
Fogo provocado por carregador destrói casa em Salvador
Mulher arrasta assaltantes para fugir de crime no Itaigara
Fogo cruzado em Tancredo Neves deixa região sem buzu e aulas suspensas
A ação fez parte da Operação Feira Virtual, deflagrada com o objetivo de combater crimes ambientais cibernéticos. Vale destacar que uma das aves que o homem mantinha sob cativeiro está em risco de extinção, o Pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii), espécie endêmica no Nordeste.
Todos os pássaros ficavam presos em gaiolas penduradas nas paredes, e o suspeito disse aos agentes que comercializava estes animais. Além do Pintassilgo-do-nordeste, também foram encontrados 15 Papa-capins, um Canário, um Sabiá-laranjeira, um Sabiá de Praia e uma Jandaia.
Todas as aves foram encaminhadas para o Centro de Traigem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão cuidados para depois serem reinseridos no meio-ambiente.