Aproximadamente 1.100 aves silvestres foram apreendidas durante a manhã desta quinta-feira (12), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização de rotina no km 667 da BR-116, no município de Jequié, no sudeste da Bahia.
Leia Mais:
Inflação desacelera para todas classes de renda em agosto
Greve dos bancários: entenda reivindicações e como isso te afeta
Assista: PM salva bebê engasgado em Pituaçu
Os animais, que estavam sendo transportados ilegalmente em dois veículos distintos, sendo eles, um Siena e um HB20, foram abordados pela equipe da PRF. Inicialmente, os policiais desconfiaram da presença de gaiolas e materiais para captura de aves no Siena.
Após inspeção na HB20, foram encontradas cerca de 25 gaiolas contendo aves de diversas espécies, incluindo canário-da-terra e papa-capim. O motorista do Hyundai alegou que os animais foram adquiridos no interior de Goiás e tinham como destino a cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco.
Em solo pernambucano, os animais seriam vendidos. O condutor do Fiat também admitiu estar realizando o mesmo trajeto, colaborando com o transporte ilegal. Diante da situação, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), enquadrando os suspeitos no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que criminaliza a captura e comercialização de animais silvestres sem autorização.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para os cuidados necessários.