Uma operação contra o tráfico de animais, realizada na região de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, resgatou 400 pássaros que estavam sendo transportados ilegalmente.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os bichanos foram encontrados confinados em 19 gaiolas dentro de um carro na BR-349.
Leia também:
Cartão do Bolsa Família é barrado para pagar apostas online
Buzus voltam a circular em todos os bairros de Salvador após suspensão
A ação coordenada pela Polícia Civil (PC) aconteceu na última sexta-feira (11). Muitas aves já estavam mortas no momento da abordagem. Segundo a PC, foram apreendidas espécies como canários, papa-capins, coleirinhas e filhotes de papagaio-verdadeiro.
Os animais sobreviventes foram encaminhados para a Unidade Regional Rio Corrente do Inema, onde receberam cuidados. Em seguida, as aves foram transportadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Vitória da Conquista, em um veículo adaptado para garantir a segurança e o bem-estar delas.
Não há outras informações sobre o condutor do veículo utilizado para realizar a atividade ilegal. Abusos e maus-tratos a animais silvestres são considerados infrações ambientais graves, sujeitas a apreensão e multa.